sexta-feira, 25 de maio de 2018

Ao contrário

Luiz Fernando Veríssimo* 
 Resultado de imagem para inglaterra pompa real

A realeza é paga para ser o teatro do poder

Os ingleses fizeram a primeira revolução republicana da História, mas, sabiamente, voltaram atrás e mantiveram a monarquia, intuindo que um poder não pode governar e dar espetáculo ao mesmo tempo. Na Inglaterra, o parlamento governa e a monarquia dá o espetáculo. A sabedoria da decisão se confirmou na era dos tabloides, para a qual o parlamento tem dado sua cota de escândalos e assunto, mas nada parecidos com os fornecidos pela família real. Pois o que são os rituais cotidianos e pecados venais de plebeus comparados com a pompa e as indiscrições de príncipes e princesas? A realeza é paga para ser o teatro do poder, uma representação do Estado como drama familiar, como sitcom, para inspirar, divertir ou indignar os súditos. Ou enternecê-los com cada novo bebê da Kate. Enquanto isso, os parlamentares governam.

No Brasil, ao contrário, somos anti-ingleses. Aqui o rei e sua família dão a sua cota de escândalo e assunto, mas o parlamento e o judiciário é que têm dado o espetáculo. Nos revelam a sua intimidade, os seus conflitos de lealdades e escrúpulos, os seus podres, as suas culpas e expiações - e seus pseudopríncipes, pseudoprincesas e maus atores - e concentram o interesse da imprensa e do público. O rei reteve alguns privilégios da monarquia absoluta, anteriores a todas as revoluções, mas os escândalos do palácio não se comparam aos escândalos do parlamento e das cortes. Com todos os seus problemas, caminhando rapidamente para a irrelevância, Temer não chega nem a ser uma figura trágica. O espetáculo que ele dá é de uma vítima patética das circunstâncias que ele mesmo ajudou a criar, com o golpe na Dilma.

Já se disse que o Brasil está várias revoluções atrasado. Se nem o fim do feudalismo foi providenciado ainda, não se pode pensar em implantar o sistema inglês aqui - como naquele anúncio que oferecia mudas de árvores milenares - nem tentar acertar o funcionamento dessa nossa monarquia parlamentar ao avesso para poupar nossos parlamentares da desmoralização total. Na própria Inglaterra, já tem muita gente achando que a monarquia é um anacronismo condenado, cujo custo não compensa o teatro. Vão acabar dizendo o mesmo do Congresso brasileiro. 
-----------
* Jornalista. Escritor. Cronista
Fonte:  https://cultura.estadao.com.br/noticias/geral,ao-contrario,70002321621

Nenhum comentário:

Postar um comentário