segunda-feira, 28 de maio de 2018

FILÓSOFOS

Luiz Fernando Veríssimo* 
Resultado de imagem para filósofos pinturas
Segundo George Steiner, existem dois tipos de filósofos ocidentais, os que, como Platão, Descartes, Spinoza, Pascal e Wittgenstein, entre outros, usam a matemática como referência para entender o mundo e dão mais valor a códigos e padrões do que ao discurso e à especulação, e os que, como Aquinas, Hegel, Nietzsche, Heidegger e Sartre, vão fundo nas motivações humanas e preferem a História e suas surpresas às equações e suas certezas. No fim, o que os diferencia é o modo de encarar o tempo: há o tempo mensurável do matemático, sem o qual a ciência e a tecnologia seriam impossíveis, e há o tempo como durée, ou duração, experimentada pelo ser em constante devir, o passado e o futuro articulados pela memória e pela imaginação, de maneiras que a ciência não explica. O cronômetro contra a literatura. 

Os filósofos "matemáticos" não representam a razão sem alma assim como os outros não partem, necessariamente, de uma premissa metafísica (não se imagina Sartre começando por Deus), mas a oposição ciência/religião era parecida com a oposição cronômetro/literatura. Todas as grandes religiões são construções literárias, narrativas episódicas, histórias de homens santos ou a caminho da santidade e seu devir no mundo. Já a ciência lida com a reincidência, com fenômenos sem história, sem caráter e sem desenlace, com o que é, e não com o que acontece. Mas isto mudou com o surgimento da teoria e as subsequentes experiências com a mecânica quântica, quando a ciência subitamente, fascinantemente, adquiriu características literárias - como, por exemplo, a ironia. Hoje se sabe que certas partículas subatômicas se comportam de um jeito quando são observadas e de outro quando não são. Há partículas imprevisíveis como heróis picarescos e temperamentais como divas. O mundo natural, ai de nós, também tem sua retórica e também pode ser uma narrativa rumo a uma epifania ou mais. Vá entender.
--------------
* Jornalista. Escritor.
Fonte: http://flipzh.clicrbs.com.br/jornal-digital/pub/gruporbs/acessivel/materia.jsp?cd=28dee3e52394cbf8e862643faac6a735
Imagem da Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário