sábado, 14 de abril de 2012

“Perdão tem que ser graça”


Para o filósofo Luiz Filipe Pondé, o perdão é coisa de gente saudável, pouco narcísica e que é capaz de amar 

Por Márcia Junges e graziela Wolfart
Como a humanidade foi criada pela misericórdia de Deus, somos “provas ontológicas do perdão divino a priori”, constata o filósofo Luiz Filipe Pondé na entrevista que concedeu por telefone à IHU On-Line. “Para o religioso abraâmico, o perdão é signo do poder de Deus que não precisa de mim nem da criação. Para o ateu, é apenas uma experiência psicológica moral superior, que não está excluída da experiência do religioso”, acentua.
Luiz Filipe Pondé leciona na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUCSP e na Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP, entre outras instituições. Graduado em Medicina, pela Universidade Federal da Bahia, e em Filosofia Pura, pelaUSP, é mestre em História da Filosofia Contemporânea e em Filosofia Contemporânea, respectivamente pela USP e pela Université de Paris VIII, França. Doutor em Filosofia Moderna pela USP e pós-doutor pela Universidade de Tel Aviv, Israel, es- creveu O homem insuficiente (São Paulo: Edusp, 2001); Crítica e profecia. Filosofia da religião em Dostoievski (São Paulo: Edi- tora 34, 2003); Conhecimento na desgraça. Ensaio de epistemologia pascaliana (São Paulo: Edusp, 2004); e Do pensamento no deserto, que será em breve lançado pela Edusp. 

Confira a entrevista. 

IHU On-Line – Em que sentido o perdão pode ser encarado como uma aposta antropológica no outro? Como uma confiança de que o outro é capaz de mudar?
Luís Filipe Pondé – Não acho que perdão seja aposta no outro. Se for, não é gratuito. É pedagógico, e perdão tem que ser graça. 

IHU On-Line – Quais as princi- pais diferenças na concepção de perdão de um religioso e de um ateu?
Luís Filipe Pondé – Para o reli- gioso abraâmico, o perdão é signo do poder de Deus que não precisa de mim nem da criação. Para o ateu, é apenas uma experiência psicológica moral superior, que não está excluída da experiência do religioso. A transcendência no ateu é apenas com relação à sua própria mágoa. No religioso, é um dado divino que “imitamos”. 

IHU On-Line – Da mesma for- ma que se questiona se é possível mandar alguém amar, é possível ordenar alguém a perdoar? Como se elabora, como se processa o perdão?
Luís Filipe Pondé – Não se pode mandar alguém perdoar; pode- se pontuar o que é o perdão e o ganho interior da experiência. 

IHU On-Line – Por que o Dia do Perdão (28 de setembro) é considerado data máxima no ca- lendário judaico?
Luís Filipe Pondé – Porque é o dia em que Deus perdoa o povo dos erros desde a saída do Egito (uma traição, se levarmos em conta a libertação do povo da escravidão) sem que ele precise perdoar. É a prova máxima de sua misericórdia e de sua psicologia moral. 

IHU On-Line – Qual é a dife- rença de sentido do perdão dado por Deus no Sinai e a concepção de perdão a partir de Jesus Cris- to?
Luís Filipe Pondé – Acho que os cristãos associam o perdão de Deus ao entendimento que eles têm de Deus como amor. No caso dos judeus, o perdão é, como tudo mais, um dado. O poder infinito de Deus é misericórdia, e não amor.

IHU On-Line – Como o senhor relaciona a justiça, a verdade, a misericórdia e o perdão?
Luís Filipe Pondé – Justiça é simetria entre atos. Verdade é um problema epistemológico de (in) certeza do conhecimento. Misericórdia é o nome do atributo divino que perdoa. Perdão é uma face da misericórdia. Segundo a tradição rabínica, num comentário ao Bereshit (Genesis), se fosse pela verdade e pela justiça, não existiríamos porque mentimos e traímos Deus e a nós mesmos. Foi pela misericórdia que Deus nos criou. Portanto somos filhos da misericórdia, provas ontológicas do perdão divino a priori. 

IHU On-Line – Em que medida o perdão transcende e supera o ressentimento?
Luís Filipe Pondé – Em todas. Só existe perdão onde não há ressentimento; é a maior experiência moral que alguém pode ter, dando ou recebendo. Coisa de gente saudável, pouco narcísica e que é capaz de amar. Invejo aquele que perdoa. Baruch ashem1!
1 Bendito seja. (Nota da IHU On-Line)
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SÃO LEOPOLDO, 09 DE ABRIL DE 2012 | EDIÇÃO 388 
Fonte: Revista IHU online, 
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