VIVIAN WHITEMAN*
O look de Russomanno chama a atenção porque sua política estética é personalista e faz
uso dos códigos visuais da TV
OS MANUAIS de etiqueta fashion andam defasados na seção estratégia de
campanha. Muitos consultores e analistas, presos a regras de manuais de
estilo caducos, acabam vendo como simples tropeço o que, na verdade, são
boas artimanhas visuais dos candidatos.
Líder das pesquisas de intenção de voto em São Paulo, Celso Russomanno (PRB) tem sido o mais criticado por seu visual.
O candidato merece uma análise detalhada: tem sido lembrado por usar
"looks" que se assemelham aos dos pastores evangélicos modernos e por
estar sempre de cabelos pintados e engomadinhos.
Porém, observando as fotos e vídeos de sua campanha, há um elemento
específico que salta aos olhos. Durante visitas a feiras e centros
comerciais, Russomanno repetiu algumas vezes uma jaqueta de couro
marrom.
Jaquetas de couro não são muito comuns entre políticos. Para os
analistas, dão ideia de uma rebeldia juvenil inconveniente em tempos de
campanha eleitoral.
A tal jaqueta fazia parte do figurino de Russomanno em seu quadro de defesa do consumidor na Record.
Russomanno se apresenta diante do eleitor com a mesma imagem de "patrulheiro" do consumidor que criou para as telas.
XERIFE
De terno, com ou sem gravata, oscila entre as imagens do missionário das
trocas capitalistas e do empresário benfeitor. Mas, quando veste a
jaqueta, assume sua identidade de xerife durão.
Se o visual de Russomanno chama a atenção, é porque sua política
estética é personalista e faz uso dos códigos visuais da mídia
televisiva, que andam de mãos dadas com a fantasia.
A ideia do figurino é dizer que uma das facetas do candidato é a de um
"herói" com a tarefa de manter a paz nas negociações de compra e venda,
em seus mais diversos formatos.
Nesse contexto, a jaqueta de couro equivale a um uniforme superpoderoso,
capaz de fixar a imagem que está sendo transmitida. Santa
engenhosidade, Batman!
------------------
* Colunista da Folha
Fonte: Folha on line, 21/09/2012
Imagem da Internet
Nenhum comentário:
Postar um comentário