quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

A vida muda e nós com ela, revela estudo

Crianças que foram analisadas passaram por muitas mudanças, uma delas foi a Segunda Guerra

Crianças que foram analisadas passaram por muitas mudanças, uma delas foi a Segunda Guerra DR

 Estudo

Perseverança, estabilidade e consciência. Estes são traços de personalidade que duram uma vida? Não.

Perseverança, estabilidade e consciência. Estes são traços de personalidade que duram uma vida? Não, dizem os investigadores da Universidade de Edimburgo que levaram a cabo um estudo que abrange seis décadas e descobriram que a nossa personalidade muda à medida que a vida avança entre a adolescência e a velhice.

Em 1947 foi pedido aos professores de 1200 adolescentes escoceses, de 14 anos, que preenchessem um questionário de seis páginas sobre saúde mental, em que era pedido que avaliassem os níveis de autoconfiança, perseverança, estabilidade de emoções, consciência, originalidade e desejo de aprender. Além disso, os adolescentes também fizeram testes de inteligência.

Em 2012, os investigadores identificaram 635 dos que participaram no estudo inicial. Então já não eram crianças, mas tinham 77 anos. Voltaram a ser testados, isto é, voltaram a fazer os tais testes de inteligência, assim como, desta vez não foi pedido ao professor, mas a alguém próximo (um amigo ou familiar) que voltasse a preencher o questionário.

Foi com surpresa que os investigadores olharam para os resultados porque esperavam que existisse estabilidade nos traços de personalidade passados 63 anos, explicou Mathew Harris, professor da Universidade de Edimburgo, ao The Times.

Apenas duas características se mantiveram – a estabilidade do humor e a consciência –, mas mesmos nestas não há uma garantia de que se mantenham durante toda a vida, salvaguarda o investigador.

Então, o que interfere na nossa vida para que mudemos à medida que vamos envelhecendo? Existem factores genéticos e ambientais que podem contribuir e ainda não é claro quais são os traços de personalidade que podem ser mais afectados, dizem ao The Times.

Mas no caso concreto deste grupo observado são pessoas que nasceram em 1936, viveram a Segunda Guerra e chegaram ao século XXI e à revolução digital, ou seja, os factores ambientais terão contribuido fortemente.  

Apesar de estudos anteriores mostrarem que há mais consistência nos traços de personalidade, Harris justifica que se tratam de estudos que observaram as pessoas em períodos mais curtos de tempo – por exemplo, entre a adolescência e a vida adulta ou entre a vida adulta e a velhice –, logo, o que este estudo que acompanha 60 anos da vida das pessoas vem confirmar é que a personalidade muda lentamente e não de repente.

"A personalidade muda gradualmente ao longo da vida. Pode haver apenas mudanças subtis em períodos relativamente curtos, mas essas mudanças acumulam-se, levando a maiores diferenças ao longo de mais tempo. Pode mudar mais rapidamente em determinados momentos da vida, como o desenvolvimento do adolescente", explicam os investigadores, concuindo que "é menos claro" que eventos específicos da vida tenham efeitos substanciais e duradouros sobre a personalidade.
---------------
FONTE: http://lifestyle.publico.pt/noticias/370451_a-vida-muda-e-nos-com-ela-revela-estudo 21/12/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário