quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

O "chefe secreto" do Fantástico e o "segredo" do patrão

E se perguntássemos o inverso: “o que os trabalhadores extraem de seus chefes?”.  
Foto: Agência Brasil

A solidariedade é uma necessidade entre os de baixo e soa estranha ao reservado chefe, escreve Thiago Barison, advogado trabalhista e professor de Direito, em artigo publicado por Brasil de Fato, 15-02-2017, analisando a série 'O chefe Secreto' do programa Fantástico da Rede Globo.

Eis o artigo.

O programa dominical Fantástico da Rede Globo vem exibindo uma série denominada “O Chefe Secreto”. O roteiro básico é simples: um alto executivo de uma grande empresa se disfarça de operário e vai ao chão de fábrica, como se fosse um empregado recém-contratado. Convive com os trabalhadores, conhece um pouco de suas histórias de vida e participa da execução dos trabalhos, mas no posto de comandado.

Ao final, retira lições que levará à direção da empresa sobre como melhor administrá-la, tanto no processo produtivo quanto na relação com a mão-de-obra. O arremate de cada programa é o típico final feliz: o chefe se revela aos “funcionários”, expõe-lhes sua admiração e distribui bondades — oportunidades e mesmo atos de pura caridade.

O chefe disfarçado de “peão” pode já no primeiro dia de trabalho tomar contato com os dramas dos trabalhadores, que, sem cerimônias, integram o novato abrindo-lhe suas vidas. A solidariedade é uma necessidade entre os de baixo e soa estranha ao reservado chefe. Uma mulher que rompeu o casamento e tem de se virar sem vaga na creche para criar três filhas pequenas e dar conta da jornada de trabalho — comumente entre nós estendida além do limite legal. Os colegas de setor fizeram uma “vaquinha” e compraram-lhe uma geladeira, o que surpreendeu o chefe.

Noutro programa, uma realidade parecida: um empregado do almoxarifado que também faz faculdade, de modo que vê seu filho sempre dormindo, de manhã quando sai às 5h30 e à noite quando chega à meia-noite. É uma luta constante entre o tempo do trabalho a ser absorvido pela produção e o tempo para os filhos, o estudo e o prazer.

Mas a partilha não é só da miséria: sem nenhum esforço o novato é envolvido nas brincadeiras, sorrisos e “macetes”.

Os macetes. Sem eles a produção simplesmente não acontece. O trabalho não anda. Os equipamentos não funcionam. Os processos não têm ritmo. Oculto nas entrelinhas do regulamento de empresa há todo um saber prático acumulado silenciosamente pelos trabalhadores. Este saber é o “chefe secreto” que dirige realmente o trabalho, mas que não poderá ser revelado para o desenlace do programa. Pois é a sua condição clandestina o que dá aos superiores o direito de punir o empregado que obedecia ao macete quando ele falha: “as normas — formais — da empresa não foram respeitadas”.

No programa do dia 4 de outubro de 2016, o mesmo chefe que assinara a carta de suspensão de uma empregada, que dormira sobre uma prateleira em movimento e se acidentou, pôde trabalhar ao lado dela e perceber imediatamente seu empenho. Causou-lhe emoção descobrir que a jovem cursava engenharia, terminando o turno da noite na empresa às 6h da manhã para entrar sem dormir às 7h na sala de aula. Antes de voltar ao batente, a jovem vinha fazendo um curso técnico em sua área de atuação na firma, quando se acidentou — “a empresa cogitara a demissão da funcionária”, relata Max Gehringer, que conduz os aprendizados das incursões do alto comando entre os soldados rasos da produção.

Esses fatos trazem duas verdades, estas sim mal disfarçadas pela produção do “Fantástico”. A primeira é a cultura patronal do acidente como “culpa” ou “falta” do empregado. E a segunda produziu as lágrimas que o chefe não conseguiu disfarçar quando se revelou à jovem operária: foi fácil dar uma punição sem conhecer a realidade do trabalhador; depois de conhecê-la, arrependimento e sensação de injustiça com uma “batalhadora” — chega a ser surpreendente como os preconceitos dirigidos contra as classes trabalhadoras são persistentes à realidade que se constata sem nenhum esforço no dia a dia.

O chefe então confessa que se sentiu na pele da subordinada, “pois também trabalhava para pagar a faculdade com a qual os pais não podiam arcar” — alega o personagem principal do programa. Ao fim do episódio, o chefe agraciou a jovem com uma bolsa de estudos e um estágio no setor de engenharia. Num acesso de culpa ou de espírito caridoso, à operária mãe de três filhos contratou uma creche e mobiliou a casa, que ainda recebeu uma pintura. Por fim, o saber operário foi “escutado” e transformado em melhorias no processo produtivo.

De fato, não dá para ir à produção e dela sair incólume. Lá mora o segredo da riqueza, do poder e das diferenças sociais. Uma simples troca de papéis pode dar ensejo a questioná-los. É necessário extrair outras lições dessa relação.

Então entra em cena o arremate emocional do programa. Os de cima reconhecem os de baixo e aprendem com eles, implementando melhorias na organização do trabalho. Aumentam a produtividade e os ganhos. Os empregos parecem assegurados. Um pouco de humildade e haverá harmonia entre as classes e progresso.

Para fechar com chave de ouro, o “chefe secreto” lhes retribui a dedicação com presentes que falam aos sonhos anteriormente relatados ele. Não há novidades nesse esquema. Todos os domingos e em cada um dos principais canais há um programa que se dedica só a essa narrativa, que não faz senão afirmar a todo tempo a insignificância dos pobres agraciados e a magnanimidade dos todo-poderosos do dinheiro, que reformam casas, carros, pequenos negócios.

E se perguntássemos o inverso: “o que os trabalhadores extraem de seus chefes?”.

Sua atividade está muito mais na esfera do mercado que na da produção: relações com clientes e fornecedores, investimentos, crédito, novas aquisições, marketing, lobby no poder público etc. Travam a guerra da concorrência e, nisso, há que se reconhecer, agem com audácia, intrepidez (falta de escrúpulos, se preciso) e expertise. Mas quem efetivamente comanda a tropa operária na produção é a tecnologia e o saber produzido em sua operação prática.

O segredo que o “chefe” tem a esconder é a possibilidade de que ele seja prescindível e dispensável.
--------
Fonte:  http://www.ihu.unisinos.br/564911-o-chefe-secreto-do-fantastico-e-o-segredo-do-patrao

Nenhum comentário:

Postar um comentário