domingo, 15 de abril de 2018

Nossas indigências

Lya Luft* 
 Resultado de imagem para discriminacão
 
Outro dia, participando do Fórum da Liberdade, na PUCRS, painel sobre politicamente correto, mais uma vez me dei conta, falando e ouvindo outros painelistas, da pobreza extrema desse conceito tão prestigiado entre nós. Aliás, devo dizer, começa a ser desprestigiado, pois andamos questionando essa ideia, que acho detestável. O politicamente correto é um fantasma tirano, uma camisa de força, um rebaixador de nossos valores, um podador da liberdade de que tanto se fala, e que tanto, parece, buscamos.

Faz algum tempo, não se podia usar o termo "negro", como se fosse humilhante ser negro, dando à semântica um valor supremo e em favor do preconceito. Ora, eu tinha CDs do grupo Raça Negra, conhecia artistas que se apresentavam sem dramas como negros, e assisti a uma belíssima entrevista do ator Morgan Freeman, do qual sou fã declarada, respondendo ao jornalista da CNN que o entrevistava: "O preconceito só vai diminuir quando não falarmos nele. Por exemplo, quando você não me apresentar como o ator negro Morgan Freeman, porque eu não penso em você como o jornalista branco Fulano de Tal". Quanto mais botamos esse tipo de limites, mais os preconceitos crescem, e não nos damos conta disso. Fazemos continência para a diversidade no pior sentido.

Como ex-professora de linguística, e sobretudo como escritora, palavras têm um valor excepcional para mim, na profissão e na vida. Bem sei como, mal interpretadas ou mal usadas, elas podem causar mal-entendido, conflito e dor. Alguém pode nos revelar que há muito tempo sofre por algo que lhe dissemos num passado remoto e, quando comenta o que foi, ficamos pasmados: "Como? Não me lembro de nada, aliás, nem uso essa palavra".

Mas o mal foi feito, a distância entre o dito e o ouvido, ou o gesto e a sensação do outro, causa muito drama inútil. Certa vez, num ótimo seminário de escritoras na Holanda, excelente hotel, teatro sofisticado, notei que a maioria das autoras de várias nacionalidades subia ao palco e, ao se apresentar, acrescentava: "E eu sou lésbica". Verdade que faz um bom tempo, não se dizia isso com naturalidade. Chegou a minha vez, e achei esquisito não comentar nada, então disse, depois de me apresentar: "E não sou lésbica". Senti ali o peso do preconceito, de ambos os lados.

Na minha adolescência, um dia me disseram que não era convidada a carregar a bandeira brasileira no desfile da Semana da Pátria, coisa que eu ambicionava, porque eu não era "brasileira". Fiquei ofendidíssima, mas não adiantou explicar que minha família foi dos primeiros imigrantes a chegarem aqui, por volta, eu acho, de 1834. O preconceito ali estava: e, como se fosse uma boa neurose, ele cega, paralisa, emburrece. Hoje, essas bobagens infantis me fazem rir, mas, na hora, fiquei ferida. Atualmente, as pessoas muito se ofendem e machucam por razões políticas, ideológicas, partidárias, clubísticas, seja o que for: nós e eles, os pretos e os brancos, os altos e os baixos, os alternativos e os caretas, assim, sem meios-termos. Todos somos juízes. E não exercemos democracia.

Democracia, com que tantos tanto enchem a boca, é um dificílimo exercício: bom seria que a gente se informasse, se civilizasse, não se julgasse superior por ser branco ou negro, de esquerda ou de direita, erudito ou povão, ou seja do gênero que for. Que se praticassem respeito à opinião do outro e humildade. Querer dar lições de moral pode ser ridículo. É indigência mental.
--------------
* Escritora 
Fonte: http://flipzh.clicrbs.com.br/jornal-digital/pub/gruporbs/acessivel/materia.jsp?cd=bb0848134966fc5db45aa411b8933a5d 14/04/2018
Imagem da Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário