sexta-feira, 13 de abril de 2018

SAGRAÇÃO DO SUBÚRBIO


José de Souza Martins*
Carvall 
É pouco provável que a maioria das pessoas tenha compreendido o verdadeiro significado da celebração religiosa de 7 de abril no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Aliás, aniversário da abdicação de dom Pedro I ao trono do Brasil, por pressões políticas, em favor de seu filho criança dom Pedro de Alcântara. No 7 de abril de agora, Lula não abdicou de nada, embora herdeiros tenham sido indicados: Manuela d'Ávila, do PCdoB, e Guilherme Boulos, do PSol. Rompimento tardio com o centrismo da coalizão que levou o PT ao poder e ao desastre.

Teatralidade sebastianista, na coalizão alternativa de missa, comício e manifestação popular, a cerimônia foi equivocadamente anunciada por leigos em ritos e religiões como missa em homenagem à falecida esposa do líder petista. Só Deus é homenageado na missa. Aos mortos restam as missas fúnebres por eles, e não para eles, para implorar do todo-poderoso o alívio das penas a que estão sujeitos todos os pecadores. Portanto, foi missa em memória de uma pessoa.

A todo instante, com dificuldade, o celebrante, o bispo dom Angélico Sândalo Bernardino, velho amigo de Lula, teve que chamar a distraída congregação de volta ao propósito da celebração. Foi uma cerimônia pós-moderna, em que se combinam o sagrado e o profano, o arcaico e o atual, o desalento e a esperança. Era o que dava para fazer.

O caráter semirreligioso do ato de apresentação de Luiz Inácio à Polícia Federal, para cumprimento da pena a que foi condenado pela Justiça Federal, tem um alto significado. Diferentemente de todos os outros partidos políticos, o Partido dos Trabalhadores foi concebido no marco de uma aspiração católica e de algumas igrejas protestantes à participação de seus membros no processo político brasileiro. Nos dois lados, inicialmente por meio de presença nos sindicatos de trabalhadores.

Nos anos 1950, foi primeiro bispo da região do ABC dom Jorge Marcos de Oliveira, oriundo da Ação Católica, movimento conservador do papa Pio XI. Após a morte do também conservador Pio XII, a Ação Católica inclinou-se para o "personalismo" do pensador católico Emmanuel Mounier, fundador da revista “Esprit”, e dos padres humanistas.

No plano político-ideológico, esse movimento acabou se exprimindo na chamada "esquerda católica" e nas obras do marxismo-estruturalista do franco-argelino Louis Althusser e de sua divulgadora, a chilena Marta Harnecker, ambos oriundos da Ação Católica. Esse marxismo formalista e antimarxiano teve efeitos empobrecedores no pensamento da esquerda brasileira e aprisionou a esquerda católica num binarismo antidialético e anti-histórico. A crise do PT o expressa.

Dom Jorge concebeu não só o modo do envolvimento dos operários católicos nas organizações sindicais como também a figura de operário que personificaria esse envolvimento. Concebeu Lula antes que soubesse de sua existência e antes que este soubesse que seu destino já estava traçado. Ele seria o elo católico para enfrentar o monopólio comunista das demandas sociais, camponesas e operárias. Uma grande e peculiar inovação no cenário político brasileiro que subtrai da explicação vulgar os acontecimentos políticos destes dias.

Essas influências definem a retirada de Lula, como um rito sacrifical, ele se desvelando como personificação e reavivamento do sebastianismo brasileiro. Getúlio despediu-se dizendo "Saio da vida para entrar na história". Lula anunciou sua própria ressurreição nas novas gerações: na prisão já não será Lula, será uma ideia. Deu uma dimensão mística à sua despedida.

Nas eleições presidenciais de 2002, houve um fato novo e original na história política do Brasil dominada por composições de partidos e candidatos do clientelismo rural e do populismo urbano. O fato novo estava nas poderosas candidaturas de dois nomes igualmente originários de um bairro e do subúrbio industrial de São Paulo: José Serra, da Mooca, e Luiz Inácio Lula da Silva, da região do ABC, ambos politicamente originários do movimento católico.

A eleição foi vencida por Lula. Poderia ter sido vencida por Serra. Em qualquer caso, o vencedor representaria o novo imaginário do poder e o novo sujeito territorial da política brasileira: o subúrbio e o suburbano. O Brasil fazendo política e falando pela margem, pelas rebarbas do urbano, o incompleto e transitório. Não uma classe social, mas uma situação social de meio do caminho.

A forma religiosa do evento no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC foi a sagração política do subúrbio. O território da margem da sociedade do PT, que as alianças erradas e a contaminação com o poderio do centro afastaram do destino dos simples, que continuam à espera do retorno do rei encoberto, dom Sebastião.
 ----------------------
 *José de Souza Martins é sociólogo. Professor Emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Membro da Academia Paulista de Letras. Entre outros livros, autor de “A Política do Brasil Lúmpen e Místico (Contexto).





Nenhum comentário:

Postar um comentário