segunda-feira, 31 de dezembro de 2018

Uma cidade partida! Orla para quem?

Marcelo Sgarbossa*

Foto: Guilherme Santos/Sul21
Tudo vai muito bem até que a periferia resolve descer o morro, “com seus hábitos indesejáveis” para  frequentar lugares públicos, causando estranhamentos  para muitos que desejam uma cidade para poucos.

A polêmica em torno dos frequentadores da nova orla do Guaíba revela muito mais do que o direito das pessoas usufruírem um mesmo espaço, mas escancara os processos de disputa que se dão dentro do espaço urbano, revelando um apartheid social criado pela desigualdade de classe, raça, estética e seus modos de vida que as classes populares trazem para o espaço público.

O Estado, quando imagina construir uma obra pública como a da Orla, reproduz um imaginário social em que tudo vai ser uma maravilha, pois o espaço vai ser frequentado pelos ditos “cidadãos de bem”.
Acontece que essa ideia, pensada para poucos, revela as contradições sociais existente em nossa Porto Alegre repartida pela miséria econômica e moral.

Os ambulantes indesejáveis nestes locais higienizados, os jovens da periferia com seus modos de vida, revelam uma cidade que os quer invisíveis. O que esta acontecendo com a orla já vem há mais tempo ocorrendo com a Cidade Baixa. A frequência da Cidade Baixa só se tornou um problema para alguns quando jovens da periferia passaram a frequentar o bairro.

Uma cidade não pode se tornar um lugar com segregações como a que está em curso neste momento, com capital privado se apropriando dos espaços públicos que são coletivos, que são de todos independente de classe e origem. O que chama atenção é que este debate só ocorre quando os da periferia vem a ocupar os espaços dos que se sentem mais legítimos na sociedade.  Quando apenas a parcela incluída da população ocupa os espaços públicos, o discurso é de bom gosto, de valorização, de aumento de auto estima e do surrado discurso de lugares “para as família” aparecem, como se existisse apenas um determinado tipo de família socialmente legítima (ordeira, consumidora, formada por pai, mãe e filhos, etc).

Para aumentar a auto estima dos porto alegrenses, além mudar o olhar etnocêntrico e preconceituoso sobre a cidade, sobre seus frequentadores, os lugares públicos terão que ser pensados levando em conta a diversidade que existe em nossa cidade.

Uma cidade mais humana passa por este olhar e por políticas públicas que  acolham a diversidade social.
------------------------
(*) Marcelo Sgarbossa é vereador de Porto Alegre (PT).
Fonte:  https://www.sul21.com.br/opiniaopublica/2018/12/uma-cidade-partida-orla-para-quem-por-marcelo-sgarbossa/

Nenhum comentário:

Postar um comentário