sexta-feira, 26 de julho de 2024

A democracia “é mais importante do que qualquer título”, declara Joe Biden no primeiro discurso após desistir da reeleição

 Por

 

Foto oficial da Casa Branca por Adam Schultz – via fotospublicas.com

Segundo o presidente norte-americano, é hora de “passar a tocha” e essa é a “melhor maneira de unir a nação”

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, declarou nesta quarta-feira (24)  que reverencia seu cargo, mas diante do cenário atual a defesa da democracia “é mais importante que qualquer título”. O democrata falou aos eleitores pela primeira vez desde que anunciou, no domingo (21), que não concorrerá à reeleição pela Casa Branca, em novembro.

Eu reverencio este cargo, mas amo meu país mais. Foi a honra da minha vida servir como seu presidente. Mas na defesa da democracia, que está em jogo, acho que é mais importante do que qualquer título”, disse Biden, no Salão Oval.

Acredito que meu histórico como presidente, minha liderança no mundo, minha visão para o futuro da América, tudo isso merece um segundo mandato, mas nada pode impedir a salvação de nossa democracia. Isso inclui ambição pessoal”, prosseguiu o democrata. 

Em carta divulgada no domingo, nas redes sociais, Biden afirmou que estava desistindo da disputa para apoiar a candidatura de Kamala Harris, atual vice-presidente dos Estados Unidos. Segundo ele, seu foco agora é terminar o mandato e continuar atuando na defesa dos direitos dos estadunidenses, combatendo o ódio e o extremismo.

Decidi que a melhor maneira de seguir em frente é passar a tocha para uma nova geração. É a melhor maneira de unir nossa nação. Você sabe, há um tempo e um lugar para longos anos de experiência na vida pública. Há também um tempo e um lugar para novas vozes, vozes frescas – sim, vozes mais jovens. E esse tempo e lugar é agora”, explicou.

Eu fiz minha escolha. Eu divulguei minhas opiniões. Quero agradecer à nossa grande vice-presidente Kamala Harris. Ela é experiente. Ela é forte. Ela é capaz. Ela tem sido uma parceira incrível para mim e líder do nosso país. Agora a escolha cabe a vocês, povo americano: vocês fazem essa escolha (…) Os Estados Unidos terão de escolher entre seguir em frente ou retroceder; entre esperança e ódio; entre unidade e divisão. Temos de decidir se ainda acreditamos em honestidade, decência, respeito, fé na Justiça e na democracia”, completou Biden.

Fonte: https://jornalggn.com.br/eua-canada/democracia-mais-importante-que-qualquer-titulo-declara-biden/#google_vignette 

Nenhum comentário:

Postar um comentário