sábado, 3 de março de 2012

HERÁCLITO EM A VIDA DA GENTE.

Ghiraldelli*
HOMENAGEM À REDE GLOBO POR “A VIDA DA GENTE”

“A vida da gente” foi mais que uma novela, foi um livro dos bons posto na tela como um quadro clássico. Ao final, deu show em todas as cenas. E para me presentear, a Rede Globo fez uma das mais belas homenagens à filosofia: o ator Leonardo Medeiros, na pele do professor Lourenço, fez o milagre de se por em sala de aula e alinhavar Heráclito e Guimarãens Rosa de modo perfeito. Digo perfeito em todos os sentidos. É muito difícil os atores acertarem em cena de escola. O que faz um professor em sala de aula é às vezes incompreensível, e não raro as aulas ficam forçadas no teatro, TV e até cinema. Em geral, são as piores cenas, mesmo para atores tarimbados. Medeiros foi impecável. Além disso, pela primeira vez em novela dos últimos tempos, a filosofia entrou de maneira correta, casada com a literatura e de acordo com a história da novela. Nem Heráclito e nem G. Rosa desautorizariam a cena. Se há um fragmento de Heráclito que se presta a pseudo comentários, é o do rio. Mas a Globo não errou. Até nisso o texto produzido foi comentado com esmero. A Globo mostrou que até filosofia ela faz bem quando quer. “A vida da gente” deve ser exibida no currículo de cada ator e da direção e tudo o mais com o maior orgulho.
O Ibope do fim da novela foi o mais baixo do horário das 6 em vários anos. Infelizmente.
Veja a cena, clicando aqui: http://ghiraldelli.tumblr.com/post/18662091764/heraclito-em-a-vida-da-gente-homenagem-a-rede
[Professores de Filosofia, não deixem de usar a cena sobre Heráclito - é aquilo lá mesmo] (Paulo Ghiraldelli Jr., filósofo, escritor e professor da UFRRJ)
-----------------------
*Filósofo e escritor!
Fonte: site ghiraldelli.03/03/2012
Imagem da Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário