segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

Beleza ou paciência

Lya Luft*

Imagem relacionada

Outro dia vi , talvez no meu Face, esta frase: "Quando tudo dá certo, a gente diz ´Beleza!?. Quando dá errado, se diz ´Paciência!`". Como tantas dessas frases soltas na rede social, essa me pareceu divertida e verdadeira. Outras, muitíssimas, são bem tolas, sem fundamento, preconceituosas ou ainda arrastando, depois de mais de um mês, as disputas e insultos políticos. 
 
Sim, quando dá certo, a gente fica tranquilo, ou eufórico, dá graças a Deus (um amigo médico reclamou: "Agradecem a Deus, está certo, mas e nós, médicos, em geral só nos citam em participações fúnebres"). Há quem agradeça, mas enfim... Deus ajudou, quando nos salvamos, Deus quis quando alguém amado morre. Somos simplistas talvez para aguentar a montanha-russa da vida.

Sempre tive pouca paciência, sobretudo para aprender coisas. Fui uma estudante esquisita, eu acho, sabendo muita coisa, porque lia loucamente, e ignorando outras, básicas, por falta de capacidade ou paciência para me concentrar. O bom professor de matemática que me deu aulas particulares anos a fio certo dia disse a meu pai, constrangido: "Doutor Arthur, a sua filha é muito inteligente, mas comigo não aprende mesmo. Eu explico, explico, ela fica me olhando com aquele jeito meio distraído, e vejo que, de verdade... não entendeu nada".

Outro professor, já na faculdade, brincava dizendo que eu aprendia "pra trás", isto é, se não pegava logo pela intuição, já desistia do esforço de aprender. Sonhadora e preguiçosa, eu não queria saber quantos metros de trilhos tantos operários fariam em tantas horas, ou quantas maçãs caberiam num cesto se... Ali não valiam nem "beleza", nem "paciência".

Escrevi na coluna passada, mais uma vez, da minha paixão inata pelas palavras. Vai daí que também implico com algumas: por exemplo, atualmente, "empoderamento" e "feminicídio". Elas são ruins? Não valem? Até que são boas, até que valem porque todos entendem, mas sobretudo "feminicídio" é de matar e provoca minha maior impaciência. Dói nos ouvidos. "Homicídio" não bastaria porque se liga a homem? Que pobreza. Assim, no populismo atual por este grande mundo, não basta dizer "o homem às vezes sabe ser genial" porque isso não incluiria as mulheres? Não se atina com o fato bem simples da linguagem segundo o qual "homem" é agenérico, refere-se a criatura da raça humana... Como quando dizemos "presidente" de uma empresa, caso seja mulher, não precisamos criar o termo "presidenta" (ou "presidanta")...

Eu sei que língua é um ser vivo, que se modifica segundo fato social que é, e que isso independe, em geral, da atuação de uma ou mais pessoas. Possivelmente, nas gírias diversas, alguma celebridade usando um termo ou interjeição, ou mesmo gesto (que é linguagem), vai criar uma momentânea onda de imitadores. Logo passa. Mas a língua em si, essa fascinante criatura viva, bela e atroz, poética e cruel, ou inócua e obtusa, merecia ser dispensada dessa invasão de feminicídios e empoderamentos, e mais outros da sua turma. Implicância minha, impaciência? Provavelmente. Ainda bem que, como já disse e repito, sendo ela um ser vivo e livre, não precisa da minha simpatia ou implicância para continuar.
-----------
* Escritora.
Fonte: http://flipzh.clicrbs.com.br/jornal-digital/pub/gruporbs/acessivel/materia.jsp?cd=b972d0ce67b67b73143629fc5ab8d790 Acesso 14/01/2019
Imagem da Internet

Um comentário: