sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Geração Y: jovens, talentosos e limitados

O caminho para a vida adulta tem sido cada vez mais longo e difícil (Foto: Pixabay)

A geração Y, ou geração do milênio, é jovem e talentosa, mas é preciso que reivindique seu lugar na sociedade

Cerca de um quarto da população mundial, ou aproximadamente 1,8 bilhão, já tem 15 anos, mas ainda não completou 30 anos. Em muitos aspectos, são jovens que vivem nas condições mais favoráveis jamais existentes. São mais ricos e mais bem-educados do que qualquer geração anterior. Então, por que não estão contentes?

Existem diversos motivos para que esses jovens se sintam insatisfeitos. Pela primeira vez nahistória os jovens têm um conjunto de padrões de comportamento, crenças, conhecimentos, costumes etc. em comum e, portanto, compartilham as mesmas queixas. No mundo inteiro, os jovens reclamam que é muito difícil encontrar um emprego e um lugar para morar, e que o caminho para a vida adulta tem sido cada vez mais longo e difícil.

Muitos de seus problemas podem ser atribuídos às políticas que privilegiam as gerações mais velhas como, por exemplo, o trabalho formal. Em muitos países, as leis trabalhistas exigem que as empresas ofereçam inúmeros benefícios aos funcionários e dificultam a demissão deles. Essas leis não só protegem os funcionários que, em geral, são mais velhos, como também restringem a oferta de novos empregos.

A questão da moradia também não favorece os jovens. Os proprietários de imóveis impõem suas exigências quanto à construção de novos prédios e casas. Com frequência dizem não, porque não querem que estraguem a vista de suas casas ou depreciem seus preços. O excesso de regulamentação duplicou o custo de uma casa comum na Grã-Bretanha. Seus efeitos são ainda piores em muitas das grandes cidades onde os jovens querem morar.

Mas esses jovens poderiam ter uma atitude mais firme e participativa se querem ter voz ativa nas sociedades em que vivem. Nos Estados Unidos pouco mais de um quinto de jovens de 18 a 34 anos votou na última eleição geral; por outro lado, três quintos de pessoas com mais de 65 anos votaram. Esse padrão de comportamento se repete na Indonésia e é um pouco melhor no Japão. Não é suficiente que os jovens assinem petições online. Se quiserem fazer reivindicações aos governos, é preciso que votem e exerçam seus direitos e deveres de cidadãos.
--------------
Fonte: http://opiniaoenoticia.com.br/vida/geracao-y-jovens-talentosos-e-limitados/ 29/01/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário