sábado, 22 de julho de 2023

Te conheço de algum lugar

Voltaire de Souza*

  

Casal de Idosos

Cérebros se desgastam, mas o coração não envelhece;

Casal de idosos ...

Laboratórios farmacêuticos anunciam um novo medicamento.

O donanemab parece diminuir o ritmo da demência cerebral.

Será a cura do Alzheimer?...

Será a cura do Alzheimer?

Será a cura do Alzheimer?

Dona Valdeci não aguentava mais...

–O Emídio… repetindo muito as coisas.

De fato.

O sr. Emídio estava repetindo muito as coisas.

A dona de casa dava um suspiro....

–Até esse remédio chegar aqui… não sei não.

O sr. Emídio entrou na salinha de TV.

–O quê? Falou comigo?

 –Eu? Eu não....

–Falando sozinha de novo, Valdeci?

A cabeça do ancião oscilava como um pêndulo.

–Desse jeito… não sei onde vamos parar.

Emídio suspirava....

–Ela anda repetindo tanto as coisas…

O sr. Emídio avisou.

 –Vou passar no banco. Ver se caiu a aposentadoria.

Valdeci ficou em silêncio.

–Valdeci. Vou passar no banco. Ver se caiu a aposentadoria....

–Hein?

 –Vou passar no banco. Ver se caiu a ap…

–Mas eu já sei, Emídio. Você acabou de dizer isso.

A manhã se diluía em chuviscos pelos lados da Aclimação....

Na fila preferencial, o sr. Emídio tentava se lembrar.

–O que é que eu vim fazer aqui mesmo?

A atenção dele voava com um pássaro fugitivo.

–Hum… logo ali na frente… que pessoa elegante....

O porte. O vestido floral. A fragrância discreta.

–Deve ser uma senhora bem rica.

Olhares se cruzaram....

Sorrisos traçaram leves rugas em dois rostos septuagenários.

–He he… desculpe perguntar… mas a senhora vem sempre aqui?

–Devo dizer que sim… o seu rosto não me é estranho....

A simpatia se prolongou num convite para um café.

 –Talvez um chá… senão eu perco o sono.

–He, he… eu também.

Emídio se sentia mais jovem....

–Nunca fui um romântico, mas…

 –Tanta afinidade entre nós…

–Mais do que isso, eu diria… algo mais intenso.... 

–Qual é mesmo o seu nome?

 –Emídio. E o seu?

–Valdeci. Um prazer conhecer....

Emídio e Valdeci voltaram para casa juntos.

 –Sorte que a minha mulher não está em casa.

 –E o meu marido também não. Foi pagar alguma coisa no banco, eu acho....

Emídio e Valdeci se redescobrem.

 –Nosso amor se renova a cada dia…

Marcaram a festa de bodas de ouro para coincidir com o noivado.... 

Cérebros se desgastam. Mas o coração não envelhece....

*Voltaire de Souza Voltaire de Souza, que prefere não declinar sua idade, é cronista de tradição nelsonrodrigueana. Escreveu no jornal Notícias Populares, a partir de começos da década de 1990. Com a extinção desse jornal em 2001, passou sua coluna diária para o Agora S. Paulo, periódico que por sua vez encerrou suas atividades em 2021. Manteve, de 2021 a 2022, uma coluna na edição on-line da Folha de S. Paulo. Publicou os livros Vida Bandida (Escuta) e Os Diários de Voltaire de Souza (Moderna). ...

Fonte: https://www.poder360.com.br/opiniao/te-conheco-de-algum-lugar/  22/07/2023

Te conheço de algum lugar Cérebros se desgastam, mas o coração não envelhece; leia a crônica de Voltaire de Souza Casal de idosos Copyright Candida.Performa/Flickr Voltaire de Souza 22.jul.2023 (sábado) - 6h00 Ciência. Pesquisa. Descobrimento. O ser humano é, ainda, capaz de progredir. receba alertas grátis do Poder360 E-mail quero receber por e-mail concordo com os . WhatsApp quero receber no WhatsApp Inscreva-se Telegram quero receber no Telegram Inscreva-se Laboratórios farmacêuticos anunciam um novo medicamento. O donanemab parece diminuir o ritmo da demênci...

Leia mais no texto original: (https://www.poder360.com.br/opiniao/te-conheco-de-algum-lugar/)
© 2023 Todos os direitos são reservados ao Poder360, conforme a Lei nº 9.610/98. A publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia são proibidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário