quinta-feira, 10 de setembro de 2009

O Gênesis em quadrinhos...

Introdução

"Eu, R. Crumb, o ilustrador do Gênesis, no melhor da minha habilidade, reproduzi realmente cada palavra do testo original, que tirei de diversas fontes, incluindo a Hing James Version, mas sobretudo a recente tradução de Robert Alter (The five books of Moses, 2004). Em alguns trechos me aventurei em interpretações próprias, quando considerei que as palavras pudessem ser ditas de forma mais clara, mas me abstive de ser indulgente nessa "criatividade" e, por vezes, mantive sua intrincada vagueza em vez de arreliar um texto tão venerável.
Todas as outras versões em quadrinhos da Bíblia que li contém passagens narrativas e diálogos completamente inventados, numa tentativa de "modernizar" as escrituras antigas, apesar disso, essas várias Bíblias em quadrinhos proclamam a crença de que a Bíblia é "A Palavra de Deus", ou "Inspirada por Deus", enquanto eu, ironicamente, não acredito nisso. Acredito que ela tenha as palavras dos homens. É, não obstante, um texto poderoso, com diversas camadas de significados que mergulham profundamente na nossa consciência coletiva, ou na nossa consciência histórica, se você preferir, parece mesmo ser uma obra inspirada, mas acredito que o seu poder venha de fato de ter sido um esforço coletivo que evoluiu e foi sendo condensado por várias gerações até chegar ao resultado final, a forma que conhecemos, no Exílio da Babilônia, em 600 A.C. ..."
(Os QUADRINHOS de R. Crumb, com essa introdução, são uma beleza de criatividade e autenticidade, e estão dezenhados na REVISTA PIAUÍ-36 de setembro/2009, pp.55-63)

Nenhum comentário:

Postar um comentário