sábado, 4 de junho de 2011

Comunicação

A força de comunicação dos valores intangíveis.

As novas gerações sentem-se atraídas pela busca dos valores intangíveis ( o amor, a felicidade, a alegria, a fraternidade, o sentido da pertença). Os valores intangíveis são as fontes de inspiração e referência de toda comunicação e de toda mídia. Estudos na área das novas tendências (hábitos e escolhas) têm mostrado evidências de que as pessoas buscam informações que respondem a seus desejos e expectativas em relação a esses valores intangíveis. Se olharmos a força de transmissão do esporte, do carnaval, das grandes celebrações de piedade popular, das romarias, dos grandes shows musicais, percebemos que as pessoas buscam na mídia a identificação ou a resposta para certos valores intangíveis. A contínua busca de rituais e das práticas religiosas, o compromisso com a vida cristã, o desejo pelo sagrado e pela oração, a procura pelo sentido de pertença a uma comunidade cristã, o serviço aos outros são motivados pelos valores intangíveis.
Por isso, para entendermos os novos atores e autores das novas tecnologias em uma casa de formação, é necessário um discernimento e uma verificação mais atenta e acurada desses valores intangíveis expressos, por exemplo, no modo de as pessoas se vestirem, escolherem um tipo de música, de amizade, de oração, de serviço aos outros, de culinária, de vida de fraternidade, de cuidar da saúde.

A força de comunicação dos valores percebidos

O termo “valor percebido” é utilizado hoje pelo marketing para fazer uma avaliação da percepção do que é recebido e do que é dado ao consumidor. De acordo com esse princípio, pode-se verificar os benefícios e os sacrifícios de um valor. Na área do marketing, o valor percebido é associado com qualidade, benefícios, sacrifício e satisfação das pessoas. A ideia básica é que a qualidade de serviços prestados deve ir ao encontro das necessidades das pessoas, que esses serviços não são importantes em si mesmos, como no caso de um produto, mas devem favorecer a experiência e o interesse das pessoas.
Para os(as) nativos(as) da internet, é fundamental viver com intensidade as experiências da vida. Os valores conceituais, como respeito, justiça, solidariedade, amor, são difíceis de ser compreendidos racional e logicamente pela Geração internet. Ela não aceita mais as representações das realidades da vida, da política, do institucional. Ela procura e acredita nos fatos e nas experiências testemunhais que falam por si. Ela acredita e se envolve quando a experiência tem apelo, pode criar laços de relacionamento e levar a resultados visíveis e sensíveis. Essa Geração busca o que é tangível, o que é confiável, o que é responsável, o que dá segurança, conforto e empatia.

A força de comunicação da experiência vital

Os(as) nativo(as) da internet seguem os apelos das realidades que envolvem interatividade, envolvimento, autorship (querem se autores do que fazem), e vivem com intensidade as relações. Semelhantes à busca dos valores percebidos, querem fazer a experiência profunda do encontro com Deus, da vida comunitária, da vivência do amor fraterno, da dedicação radical aos outros. A experiência vital torna-se fonte de revitalização e motivação para viver, amar e ser fiel a um projeto de vida.
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Excerto do texto: “Novas mídias e vida comunitária”, de GILDÁSIO MENDES, SDB, na revista CONVERGÊNCIA, Nº 441, MAIO/2011.

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