terça-feira, 28 de junho de 2011

Pode ser que haja um vírus na carne ligado ao câncer

ENTREVISTA HARALD ZUR HAUSEN
ALEMÃO NOBEL DE MEDICINA DE 2008 SUGERE QUE
PARASITA TAMBÉM CAUSA
TUMORES DE INTESTINO
Thomas Kienzle - 6.out.2008/ Associated Press
Harald zur Hausen, que ganhou o nobel de medicina
pela sua descoberta ligando o HPV ao câncer cervical

 
Um dos premiados com o Nobel de Medicina em 2008, o infectologista alemão Harald zur Hausen, investiga agora a possibilidade de alguns tumores de colón, de pulmão em não fumantes e de mama também estarem relacionados a um vírus.
Para ele, um vírus da família do poliomavírus, presente em animais, especialmente nos bovinos, tem potencial de provocar infecções que podem desencadear o câncer. Segundo ele, em geral, o processo de cozimento ou fritura da carne não é capaz de destruir o vírus. Ele diz que as pesquisas que tentam estabelecer essa relação ainda estão em fase inicial, mas aconselha que as pessoas reduzam o consumo de carne de boi.
Em entrevista exclusiva à Folha, Hausen disse que as infecções provocadas por vírus, bactérias e parasitas já respondem por 21% dos casos de câncer no mundo.
Hausen tornou-se mundialmente conhecido por suas pesquisas relacionando o HPV (papilomavírus humano) com o câncer cervical. Foi a partir desses estudos que farmacêuticas desenvolveram a vacina contra o HPV.
Hausen e outros 22 cientistas premiados com o Nobel participam desde ontem de um encontro em Lindau, uma cidadezinha no sul da Alemanha, com 580 jovens cientistas de todo o mundo. O objetivo é a troca de experiências. A seguir, os principais trechos da entrevista.

Folha - Como foi que começou o seu interesse na relação entre as viroses e o câncer?
Harald zur Hausen - Quando me tornei doutor, em 1960, o papel das viroses nos cânceres humanos ainda era desconhecido. Na década de 80, eu já estava convencido de que o HPV estava presente na maioria dos cânceres cervicais. Mas, na época, a indústria farmacêutica não acreditou que a imunização poderia ser lucrativa. Na verdade, as pessoas ainda estavam céticas sobre o papel do HPV no câncer.

A vacina do HPV, além de cara, é controversa. No Brasil, por exemplo, só está disponível na rede privada porque o governo não está convencido da relação custo-beneficio. O que pensa sobre isso?
Estou convencido de que a vacina pode proteger meninas e meninas de futuros cânceres. Hoje já se sabe que, além do câncer cervical, o HPV também está relacionado com o câncer de pênis, de ânus e, cada vez mais, com os tumores de cabeça e pescoço. Embora os estudos não tenham envolvido esses tumores, faz sentido pensar que a vacina possa funcionar com eles também.

Quais outros tipos de câncer podem ser provocados por vírus ou bactérias?
As infecções provocadas por vírus, bactérias e parasitas já respondem por 21% dos casos de câncer no mundo. A bactéria Helicobater pylori, por exemplo, é responsável pela maior parte dos casos de câncer gástrico e pode ser tratada com antibióticos.

"Até agora, seis diferentes tipos de poliomaviroses
já foram identificados em humanos,
mas apenas um deles também
está presente no gado."

O senhor lidera agora outra pesquisa polêmica, que tenta ligar o câncer a um tipo de vírus presente na carne bovina. Essa associação já está clara?
Há um grande número de estudos relacionando o aumento do câncer colorretal ao alto consumo de carne vermelha. Frequentemente, responsabiliza-se os agentes carcinogênicos originados pelo processo de cozimento, de fritura ou mesmo quando o alimento é assado. Mas já sabemos que essas substâncias são produzidas no preparo de peixes e aves. Não dispomos de provas da relação entre o consumo a longo prazo de peixe ou aves e o surgimento do câncer. Já para a carne bovina há fortes evidências. Então tem alguma coisa a mais.

E essa coisa a mais seria um vírus?
Nossa hipótese é que haja na carne bovina um vírus que talvez esteja relacionado ao câncer colorretal e também a tumores de pulmão em não fumantes e de mama. Mas as evidências parecem ser mais fortes no câncer de colón. Nos países árabes, onde se consome mais carne de ovelha e de cabrito, a prevalência do câncer de colón é baixa. Na Índia, quase não há câncer de colón. E no Japão e na Coreia, onde a carne se transformou em um prato popular apenas no século passado, está havendo um aumento do casos.

Que vírus é esse? Ele resiste ao calor do cozimento?
O vírus da família do poliomavírus, presente no gado, mas que normalmente não causa câncer em animais, resiste ao calor do cozimento e já foi encontrado em humanos. Até agora, seis diferentes tipos de poliomaviroses já foram identificados em humanos, mas apenas um deles também está presente no gado. Estou me dedicando à busca dessa resposta, mas ainda há muito caminho a percorrer.

E o que o recomenda às pessoas?
Que reduzam o consumo de carne vermelha. Aliás, essa é uma recomendação que já vem sendo feita mesmo antes dessa relação.

RAIO X
HARALD ZUR HAUSEN
NASCIMENTO
11 de março de 1936 em Gelsenkirchen (Alemanha)
FORMAÇÃO
Graduação em medicina nas universidades de Bonn, Hamburgo e Düsseldorf
NOBEL
Vencedor do prêmio em 2008, junto com os franceses Luc Montagnier e Françoise Barré-Sinoussi, por demonstrar que vírus também podem causar câncer
-----------------
Reportagem por CLÁUDIA COLLUCCI ENVIADA ESPECIAL A LINDAU (ALEMANHA)
Fonte: Folha on line, 28/09/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário