ROSANE DE OLIVEIRA*
A definição dos critérios de avaliação para a promoção dos professores não é a única polêmica do segundo semestre na área da educação. O governo de Tarso Genro estuda mudanças no currículo do Ensino Médio e quer começar o ano letivo de 2012 já com um novo modelo. A principal alteração é o direcionamento para o mercado do trabalho.
A ideia inicial é dividir os alunos em três blocos: os que buscam uma formação mais geral, preparatória para o vestibular, os que desejam sair do Ensino Médio com uma profissão e os que desejam acrescentar a essa etapa da vida escolar uma formação técnica sólida, seja depois de concluir o 3º ano, seja no turno inverso, em cursos oferecidos, por exemplo, pelo sistema S, como os do Senai e os do Sesc.
Nas escolas, em vez das disciplinas tradicionais a que estão acostumados professores e alunos, os conteúdos devem ser integrados, divididos conforme as áreas do conhecimento usadas na avaliação do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Matemática – todos acrescidos da expressão “e suas tecnologias”.
"...a escola não se preparou para receber
essa geração conectada, que recebe informações
por diferentes meios e não se contenta
com o modelo antigo do professor
que passa a matéria no quadro,
distribui apostilas e realiza provas
para medir o aprendizado."
– Queremos repensar o currículo do Ensino Médio para tornar a escola mais interessante e reduzir a evasão – justifica o secretário da Educação, Jose Clovis Azevedo, que já vem discutindo o tema nas escolas.
Azevedo parte da constatação de que nos últimos anos a escola não se preparou para receber essa geração conectada, que recebe informações por diferentes meios e não se contenta com o modelo antigo do professor que passa a matéria no quadro, distribui apostilas e realiza provas para medir o aprendizado.
A partir da volta às aulas, a discussão será ampliada para as Coordenadorias Regionais de Educação. Na última fase, será realizada uma conferência estadual, em data ainda não definida, para consolidar as propostas recolhidas.
--------------------* Jornalista. Colunista da ZH
Fonte: PÁGINA 10 - ZH on line, 01/08/2011
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