quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Bairrismo do centro

Juremir Machado da Silva*
Crédito Arte João Luis Xavier
O mundo é cheio de contradições. Uma contradição inteligente e sem solução se chama de paradoxo. Deve ser uma invenção da natureza para que tudo seja mais divertido ou tragicômico. Uma das coisas que mais me chamam a atenção é o bairrismo do centro. Ninguém é mais bairrista no Brasil do que cariocas e paulistas. Nem os baianos. Muito menos os gaúchos. O bairrismo dos cariocas e dos paulistas já começa nessa crença de que eles são realmente centro. É uma ideia do tempo em que não havia Internet nem globalização. Hoje, tudo é centro. Até a periferia. Carioca é tão bairrista que acha que não tem sotaque e, com aquele sotaque de cobra sibilando, imita o sotaque dos outros. Paulista faz o mesmo, só que com aquele sotaque de caipira enrolando a língua.
Já disse aqui que a principal marca do bairrismo paulista está em se ver como cosmopolita. É o cosmopolita do "ô meu" e do "ô loco". O cosmopolita do "Curintia" ou da padaria da esquina. A marca do bairrismo carioca é achar que todo carioca é malandro e bom de humor, aquele humor de irmão mais velho, da implicância e do bullying. Carioca vê clichês nos costumes dos outros. Já os seus clichês são sempre positivos. Nada mais bairrista do que a mídia carioca e paulista, que se julga nacional, embora até escreva com sotaque. Nessa história dos 50 anos da Legalidade, cariocas e paulistas deram um show de bairrismo. Cobriram a renúncia de Jânio Quadros e o papel de Carlos Lacerda, o presidente bebum que haviam inventado para varrer a corrupção e o jornalista mentiroso que passou a vida tentando ser presidente.
Cariocas e paulistas acham que os gaúchos são bairristas porque mandamos no Brasil com Getúlio Vargas, Jango e até com os milicos. Não suportam o fato de que não torcemos para Flamengo e Corinthians e, com Inter e Grêmio, vivemos dando laço neles. Os cariocas, mais pragmáticos, resolveram aderir e elegeram Brizola duas vezes para governar o Rio de Janeiro. A dor dos paulistas é maior. Depois de 1930, nunca mais voltaram realmente a controlar as rédeas do Brasil. Tentam nos enfiar pela goela os seus gostos esquisitos, a começar pelos sertanejos. Não cola. A Legalidade é mais uma cicatriz na vaidade das elites cariocas e paulistas. Jânio se foi como um louco. Os ministros militares tentaram um golpe absurdo. Lacerda reprimiu a imprensa e os movimentos sociais e tentou deixar a bola com seus amigos fardados.
O Rio Grande do Sul estragou a festa. Colocou água no chopinho da galera do centro. Desesperados, cariocas e paulistas, donos da mídia mais provinciana do Brasil, mais do que a Rede Baita Sol, de Palomas, o que é uma baita façanha, tentam nos rotular de bairristas para encobrir o próprio bairrismo. O jornal Estado de S. Paulo, que botou luto pela morte de Pinochet, e a Folha de S.Paulo, que bajulou a ditadura e depois a chamou, não faz muito, em editorial, de "ditabranda", simularam interesse. A tucana revista Veja, como sempre, nada viu. Afinal, olha para o passado com sua ideologia conservadora. Veja continua na Guerra Fria. Dá até pena.
---------------------------------------------
* Sociólogo. Escritor. Tradutor. Colunista do Correio do Povo

2 comentários:

  1. Desculpe, mas São Paulo e odiado por todos os brasileiros, todos falam mau de São Paulo , mas migram para São Paulo, paulista e bairrista , como gaúcho e bairrista , mas bairrismo do gaúcho muito chato, São Paulo não vive na sombra de ninguém , aliás somos tachados de preconceituosos e xenofabos , engraçado ver gaúcho falando de bairrismo , são ufanistas , infelizmente somos odiados por todos , injustiça com povo paulista que e bairrista sim, mas sabe tratar as pessoas com educação e respeito , apesar de ser estado de imigrantes como ter contigente gigantesco de italianos, portugueses, espanhóis, japoneses , libaneses , chineses, bolivianos, argentinos etc somos integradores e feliz com sua importância no cenário de ser uma potência! Não temos culpa se nós invejam, sejam vocês e invés de criticar povo que trabalha e produz!

    ResponderExcluir
  2. Paulista sim e bairrista, mas todos os estados inclusive o Rio Grande do Sul , os gauchos sao baiirristas sim, mas tenho que infelizmente temos um xenofobia com migrantes e alguns imigrantes ! Sofremos de um eurocentrismo , principalmente em Sao Paulo que tem orgulhoso da imigração italiana , mas despreza migração de nordestinos que sao vitimas de preconceito nap.so de paulista, mas também de gaúchos e cariocas !

    ResponderExcluir