terça-feira, 9 de agosto de 2011

O aparelho 'humildificador'

FRANCISCO DAUDT*
Em uma crônica no "Globo", Joaquim Ferreira dos Santos elogia um aparelho imaginário que nunca construí, mas inventei: o humildificador. Ele traz a pessoa à sua devida desimportância, deixando-a livre para expor suas ideias, sabendo que não mudam o mundo, que são opiniões pessoais, mesmo que defendidas com lógica irretocável.
Faço uso do aparelho sempre que escrevo para você. Seus raios são amorosos, companheiros e gentis. Dizem que estou fazendo o bem, mostrando aspectos da natureza humana que você não tinha levado em conta e poderiam te meter numa roubada. O humildificador me mostra também como é gostoso fazer o bem, ele se paga em si.
Mas, se sou despretensioso na forma literária (só quero que me entendam), sou ambicioso em mostrar coisas que possam ajudar o leitor a se sentir mais dono de si.
O artigo tão carinhoso do Joaquim me provocou a demonstrar a diferença entre dois aspectos de nossa natureza completamente opostos.
Falo da humildade e da humilhação. É, estou entrando na complexidade do cérebro.
Ocorre que o Joaquim -que tem site, blog e essas coisas modernas às quais não me adaptei- tem recebido pedradas, escárnios e insultos de leitores numa tal "caixa de comentários", à qual fui apresentado por ele e que ele considerou que fosse o "humildificador digital". Ora, telefonei para ele discordando radicalmente de sua tese.
Meu modesto humildificador faz qualquer coisa, menos humilhar alguém. Ele diz que a humildade é uma virtude e que a humilhação é um insulto. Ela só desperta a indignação (o ódio contido), ou mesmo um estado depressivo. Que esses comentaristas pusilâmines, ocultos em seu anonimato covarde, obtêm o gozo sádico descrito por Bataille por meio do triunfo efêmero de ferir o famoso, destilando ódio e inveja por não serem capazes de uma produção semelhante.
É como glória de pichador de monumentos: para seu pequeno palco, obtém 15 minutos de fama: "Que lindo! Ele escatologizou o belo, frente à incapacidade de produzi-lo".
Há um capítulo de um livro meu ("O Aprendiz do Desejo", Cia. das Letras) intitulado "O dilema fodão-merda", que penso ser sobre o tema.
O inseguro tem sua oportunidade de sair do sentimento de ser "um merda" ao tentar fazer com que o cronista se sinta como tal. Descobre no outro um defeitinho para lhe puxar a orelha, nem que seja uma vírgula mal colocada.
E até o Chico Buarque, que caiu na besteira de pôr uma caixa de comentários em seu novo site, descobriu-se odiado, tais as barbaridades que leu lá. A isso se dá, em alemão, o nome de "schadenfreude" (alegria com o sofrimento alheio). É uma triste contribuição da internet, entre outras tão boas. O meu humildificador é o oposto disso.

Mais. Do blog:
Balaio de Notícias - Numa crônica do livro, você menciona o "humildificador". Dar-se conta da própria desimportância, ou aceitar com humildade as próprias limitações, é o melhor exercício crítico que um autor pode fazer?
Joaquim Ferreira dos Santos  – O humildificador é um exercício para qualquer atividade. É a maquininha que te sussurra, "menos, meu camarada, menos pose, menos empáfia, menos seriedade, menos onda, menos autoridade, menos tudo que soe pretensão e pompa". A crônica é por princípio humilde. Dizem que é a literatura de bermudas. O humildificador cai bem no cronista porque, como fazia Braga, ele pode debochar de si próprio, como na cena clássica do cronista diante da página em branco e sem assunto para preenchê-la. A nova geração de ficção brasileira devia passar todo dia no humildificador. É uma safra muito boa, mas que gente metida e sobrecarregada das grandes verdades... Isso acaba dando num texto bem construído, mas chato e sem humor. Querem ser levados a sério. Eu quero ser levado à praia. (Onde ler a entrevista completa: http://www.sergipe.com.br/balaiodenoticias/entrevistaj85.htm  
--------------------------------------------------------------------------------
* Psicanalista e médico, é autor de "Onde Foi Que Eu Acertei?", entre outros livros
Fonte: Folha on line, 09/08/2011
Imagem da Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário