José Eustáquio Diniz Alves
[EcoDebate]
A colonização da América, abaixo do Rio Grande, foi marcada pela força
do catolicismo que acompanhou o domínio espanhol e português no
continente. A América Latina e Caribe (ALC) é a casa de cerca de 425
milhões de católicos – aproximadamente 40% de todos os católicos do
mundo. Pela primeira, a Santa Sé tem um Papa de origem latino-americana.
Mas a ALC está passando por uma grande transição religiosa que se manifesta em 4 aspectos:
1) Declínio absoluto e relativo das filiações católicas;
2) Aumento acelerado das filiações evangélicas (com diversificação
das denominações e aumento dos evangélicos não institucionalizados);
3) Crescimento do percentual das religiões não cristãs;
4) Aumento absoluto e relativo das pessoas que se declaram sem religião;
De maneira mais resumida e muito generalizada, pode-se dizer que a
ALC está passando por duas grandes transformações agregadas, que devem
se prolongar ao longo do século XXI:
1) Mudança de hegemonia entre católicos e evangélicos (protestantes);
2) Aumento da pluralidade religiosa, com queda no percentual de
filiações cristãs (católicas + evangélicas), aumento de outras religiões
e aceleração do processo de secularização.
O gráfico acima, do Instituto PEW, mostra que, na média da América
Latina e Caribe, os católicos representavam mais de 90% da população
antes de 1970 e caíram para 69% em 2014. Os protestantes (evangélicos)
representavam somente 1% em 1910, 3% em 1950, 4% em 1970 e deram um
salto para 19% em 2014. As pessoas que se declaram sem religião
(unaffiliated) eram menos de 1% até 1970 e pularam para 8% em 2014.
Os países que estão mais adiantados no primeiro aspecto da transição
religiosa (alternância de hegemonia entre católicos e evangélicos) na
ALC são Honduras, Guatemala, Nicarágua e El Salvador. O país mais
adiantado no segundo aspecto da transição religiosa (aumento da
pluralidade e secularização) é o Uruguai. O número de uruguaios que se
declaram sem religião está próximo de 40%
O país mais resiliente à transição é o Paraguai, onde os católicos
mantêm um percentual em torno de 90% da população. Os países Equador,
México, Colômbia e Bolívia também estão numa fase inicial da transição
religiosa. Enquanto o Chile e a Costa Rica estão em uma fase parecida
com a do Brasil.
O gráfico abaixo – com dados dos censos demográficos do IBGE – mostra
que a transição religiosa brasileira é parecida com a transição da ALC,
mas o Brasil está mais adiantado nesse processo do que a média da ALC,
pois o percentual de católicos estava em 64,6% em 2010, o percentual de
evangélicos em 22,2% e o percentual de sem religião estava em 8%.
Infelizmente, não temos dados das pesquisas do IBGE desde o último
censo de 2010. Mas dados do Instituto Datafolha, de dezembro de 2016,
mostra que a transição religiosa no Brasil tem se acelerado na atual
década (Alves, 18/01/2017). A última pesquisa do Datafolha mostra que
houve um crescimento muito grande do número de pessoas que se declaram
sem religião.
O Brasil é o maior país católico do mundo e a ALC é o continente mais
católico. Uma mudança no panorama religioso da região vai ter uma
grande implicação para a correlação de forças internacionais entre as
grandes religiões. Resta saber se o Papa Francisco, bastante conhecedor
dos problemas da região, vai conseguir reverte essa situação de declínio
relativo da influência da Igreja de Roma sobre os povos que foram
colonizados e convertidos há cerca de 500 anos.
Referências:
ALVES, JED. Ventos secularizantes: ateus, agnósticos e pessoas sem
religião no censo brasileiro de 2010, Ecodebate, RJ, 04/10/2017
http://www.ecodebate.com.br/2015/04/10/ventos-secularizantes-ateus-agnosticos-e-pessoas-sem-religiao-no-censo-brasileiro-de-2010-artigo-de-jose-eustaquio-diniz-alves/
http://www.ecodebate.com.br/2015/04/10/ventos-secularizantes-ateus-agnosticos-e-pessoas-sem-religiao-no-censo-brasileiro-de-2010-artigo-de-jose-eustaquio-diniz-alves/
ALVES, JED. Chuí: a capital brasileira dos sem religião, Ecodebate, RJ, 06/02/2017
http://www.ecodebate.com.br/2013/02/06/chui-a-capital-brasileira-dos-sem-religiao-artigo-de-jose-eustaquio-diniz-alves/
http://www.ecodebate.com.br/2013/02/06/chui-a-capital-brasileira-dos-sem-religiao-artigo-de-jose-eustaquio-diniz-alves/
ALVES, JED. A transição religiosa em ritmo acelerado no Brasil, Ecodebate, RJ, 18/01/2017
https://www.ecodebate.com.br/2017/01/18/transicao-religiosa-em-ritmo-acelerado-no-brasil-artigo-de-jose-eustaquio-diniz-alves/
https://www.ecodebate.com.br/2017/01/18/transicao-religiosa-em-ritmo-acelerado-no-brasil-artigo-de-jose-eustaquio-diniz-alves/
PEW. Religion in Latin America. Widespread Change in a Historically Catholic Region, PEW, November 13, 2014
http://www.pewforum.org/2014/11/13/religion-in-latin-america/
http://www.pewforum.org/2014/11/13/religion-in-latin-america/
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* José Eustáquio Diniz Alves,
Colunista do Portal EcoDebate, é Doutor em demografia e professor
titular do mestrado e doutorado em População, Território e Estatísticas
Públicas da Escola Nacional de Ciências Estatísticas – ENCE/IBGE;
Apresenta seus pontos de vista em caráter pessoal. E-mail:
jed_alves@yahoo.com.br
Fonte:
in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 31/05/2017
"A transição religiosa na América Latina e no Brasil, artigo de José Eustáquio Diniz Alves," in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 31/05/2017, https://www.ecodebate.com.br/2017/05/31/transicao-religiosa-na-america-latina-e-no-brasil-artigo-de-jose-eustaquio-diniz-alves/.
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