sábado, 21 de agosto de 2021

Uma prova de amizade

DAVID COIMBRA*

Amizade, há a amizade! Amigos são um presente! | Rápido no Ar

Faltavam 12 minutos para a meia-noite de quinta-feira quando recebi uma mensagem pelo celular. Não vi a mensagem - já estava dormindo. Vinte anos atrás, jamais admitiria dormir antes das duas da madrugada, mas o tempo passa e tudo muda, inclusive você e eu. Além do mais, aquele fora um dia afanoso, então, estava usufruindo do repouso dos justos e só vi a mensagem na manhã seguinte. Era do meu amigo Cabeça, o Nelson Guahnon. Tratava-se de um alerta:

"Tô vendo na Globo: Maria Casadevall e Sophie Charlotte".

Ler aquilo me comoveu. Realmente me tocou. Mas, antes de dizer por que, preciso observar que já gostei mais de Maria Casadevall. Ela me cansou por parecer muito opiniática. Entenda: não é que ache que ela não devia ter opinião. É bom que as pessoas tenham opinião. Só que uma pessoa que está sempre emitindo a sua opinião aborrece o meu pequeno cérebro. Ele, meu pequeno cérebro, tem de ficar decidindo se aquilo que a pessoa disse está certo ou errado, o que é trabalhoso. É chato. Em geral, inútil. Descobri, a respeito do meu pequeno cérebro, que ele está pouco se lixando para opiniões, inclusive as minhas.

Desconfio de que tudo seja uma questão de economia de esforço. Meu pequeno cérebro é definitivamente preguiçoso. Assim, ele faz tudo para fugir do trabalho. Se ele já formou conceito acerca de alguma coisa, ele abandona aquela coisa. Para que ficar pensando sobre Bolsonaro e Lula, se ele já se decidiu sobre eles? É uma perda de tempo. Melhor jogar um xadrezinho ou ver Peaky Blinders na TV.

Sophie Charlotte tem opinião, reflete sobre o mundo e tudo mais. Mas não está a todo instante fazendo julgamentos, denúncias e protestos. Aparentemente, é uma pessoa mais relaxada. Claro, posso estar enganado. Já me decepcionei com homens públicos, ao conhecê-los pessoalmente.

De qualquer forma, a análise das personalidades de Sophie e Maria não é o mais importante, agora. O importante é a mensagem que o Cabeça me mandou. Ele sabe que nutro profunda admiração não apenas pela competência profissional dessas duas atrizes, mas por sua beleza física. Até porque ele partilha dessa admiração. Que, aliás, não tem nada de sexual, não maliciem - é uma questão estética, quase que artística, praticamente religiosa, de admirar a obra do Senhor.

Agora, entenda o que aconteceu: o Cabeça estava diante da TV e viu que, em algum filme ou seriado ou seja o que for, Sophie Charlotte e Maria Casadevall estavam juntas. Com o que, pensou: "Cara, tenho que avisar o David!" E foi o que fez. Mandou-me, prontamente, uma mensagem por Zap.

O que significa isso?

Amizade.

Porque o amigo de verdade não é só o que liga nas horas ruins, é o que quer compartilhar com o amigo as coisas boas da vida. Ele está comendo um churrasco delicioso e de imediato lamenta: "Pena que meu amigo não está provando desse entrecot". Ele está vendo um filme ótimo e, antes mesmo do final, decide: "Vou dizer para o meu amigo ver esse filme". Ele lê um livro espetacular e compra outro igual para dar ao amigo. Isso é bonito.

Já aconteceu de um amigo meu se encontrar em plena contemplação de uma bela mulher e me ligar:

- Cara, tu tinha que ver essa morena! Tu tinha que ver!

Quer dizer: o amigo queria dividir comigo a visão de uma beldade. E eu, do outro lado da linha, me alegro ao saber que meu amigo está passando por esse bom momento, peço para ele me descrever o que está vendo e digo a frase mais amorosa e mais verdadeira que poderia dizer:

- Queria estar contigo aí, amigo. Queria estar contigo.

*Jornalista. Escritor.

david.coimbra@zerohora.com.br

Fonte: https://flipzh.clicrbs.com.br/jornal-digital/pub/zh/acessivel/materia.jsp?cd=a8e16f1722b769d06a30600b9e5849cc 

Imagem da Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário