segunda-feira, 10 de outubro de 2016

A frouxa humanidade

Oscar Bessi*
 Resultado de imagem para escola
Esta semana estive batendo papo com estudantes de três escolas diferentes: Colégio Santa Inês, em Porto Alegre, Adelaide Sá Brito, em Montenegro, e Visconde do Rio Branco, em Santo Antônio da Patrulha. Gosto da linguagem dos adolescentes, da curiosidade que trazem consigo e da inquietude barulhenta. A gente ri muito, junto. E se fala muito sério. Quando falamos sério, seja sobre os motivos que me levaram a escrever este ou aquele livro, ou sobre a realidade do submundo das drogas e da violência, ouço o silêncio pasmo das descobertas. O espanto que arregala os olhos. A indignação perante verdades ocultas que são mais banais do que se possa imaginar. Mas tento fazê-los jamais esquecer que tudo começa e termina numa palavra simples: respeito. Por si e pelos outros. Presente nas mínimas atitudes e opções, nos jeitos de enfrentar as adversidades, nas possibilidades de encarar o que surge com cara de impossível ou imutável. Porque eles, jovens, são as vítimas e os alvos preferenciais do que há de mais inescrupuloso ao nosso redor. Basta espiar os noticiários.

“Pensamos em bater nela. Que ela iria correr e nós íamos enterrá-la. Só que aí não deu certo porque somos frouxas”. Essas frases, ditas por uma menina de 14 anos ao confessar que, junto com amigas, espancou, torturou e esfaqueou uma colega adolescente, com intenção de matá-la, me provocaram náuseas. Li a matéria no Correio do Povo de quinta e me pus a pesquisar mais sobre o caso de Goiás. Tudo nasceu de ciúmes do ex-namorado de uma das garotas, que estava ajudando a vítima a organizar sua festa de 15 anos. Um motivo bobo, fútil, um nada que quase destruiu uma família. Havia cova pronta no pátio da casa para enterrar o cadáver. Nenhuma delas se mostrou arrependida do que fez. Era ódio, ódio puro, ódio sem qualquer explicação, apenas ódio. E uma das meninas solta essa: não mataram porque foram “frouxas”.

Se a gente sabe tudo o que compõe da vida desses jovens, das inquietações aos apelos de consumo, aos apelos sexuais, aos apelos de comportamento, e se a gente sabe o quanto eles estão abertos às influências, por que os braços se cruzam há tanto tempo? Sim, porque a violência como grife não nasceu hoje. É resultado de muitos anos de descaso e inversão de valores básicos, como o respeito ao outro e à vida. É o resultado da falência educacional total deste país. Quando não matar é ser frouxo, e isso é dito por uma quase criança, por favor! Que reforma educacional precisamos, mesmo? E não, não é um caso isolado. A violência brasileira é cultural e extermina centenas de jovens, todos os dias, igual a qualquer guerra dessas que geram protestos mundo afora. Dá para deixar assim?
-------------
* Jornalista. Cronista do Correio do Povo 
Fonte: http://www.correiodopovo.com.br/Blogs/oscarbessi/2016/10/1845/a-frouxa-humanidade/
Imagem da Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário