Receber um bom presente pode provocar sentimentos de felicidade e gratidão. Presentear também causa bons sentimentos. Recentemente, os psicólogos descobriram que a alegria de dar um presente é até mais significativa do que o prazer de recebê-lo.
Mas você certamente já deve ter passado, infelizmente, por momentos em que recebeu um presente e precisou forçar um sorriso e fingir gratidão.
Sou um psicólogo do consumidor especializado em pesquisas sobre presentes — em particular, erros de presentes. Aqui estão quatro dos mais comuns.
Priorizando o momento da ‘grande revelação’
Um erro de quem presenteia é focar demais no momento em que o destinatário abrirá o presente.
As pessoas querem que seu presente seja desejável e esperam surpreender o presenteado, fazê-lo sorrir. Uma fonte de fondue de chocolate pode atender a esses critérios — é peculiar e certamente provocará curiosidade e sorrisos nos espectadores.
No entanto, quando as pessoas recebem um presente, elas se preocupam menos com o momento em que o laço é desfeito. Em vez disso, pensam nas próximas semanas e meses. As pessoas querem presentes que sejam úteis, confiáveis e que atendam às suas necessidades. Com que frequência uma fonte de fondue de chocolate seria usada de forma realista?
Compare isso com uma nova cafeteira, que pode entrar em ação todos os dias. Não é uma novidade — e provavelmente não provocará “oohs” e “ahhs” no dia de Natal — mas o destinatário ficará muito feliz em tê-la quando o despertador tocar todas as manhãs.
Coisas únicas e novas são superestimadas
Outro fator que pode levar ao erro envolve regras não escritas sobre o que constitui uma boa prática de presentear.
As pessoas geralmente se concentram nessas regras mais do que deveriam. Por exemplo, elas podem evitar dar o mesmo presente a alguém em anos consecutivos porque isso vai contra a norma de dar um presente único a cada ano. Elas também evitam dar produtos usados como presentes porque isso viola a regra tácita de que um presente deve ser novo.
Em contraste, as pessoas a quem os presentes são destinados estão bastante abertas a presentes que violem essas normas.
Se alguém adora um certo tipo de vinho, fica mais do que feliz em recebê-lo nos anos seguintes. E se uma câmera digital é pouco usada, mas possui vários recursos inovadores, enquanto outra é nova, mas tem menos recursos, as pessoas ficam mais felizes em receber a usada.
Ser avesso ao risco
Quem presenteia podem cometer erros quando evitam presentes que consideram muito arriscados. Considere presentes sentimentais, como um álbum de recortes ou uma lembrança nostálgica. Estudos mostraram que os destinatários adoram esses presentes; eles provocam felicidade por longos períodos de tempo.
Aqueles que escolhem os presentes, no entanto, tendem a evitar coisas sentimentais porque as consideram arriscadas — claro, elas podem acertar em cheio, mas também podem ser um tiro pela culatra. Dúvidas podem surgir na cabeça dos compradores ao considerar presentes sentimentais: e se parecer sentimental demais? E se a pessoa presenteada achar que sou um pão-duro?
E assim as pessoas tendem a optar por presentes mais seguros e superficiais que supõem ser pelo menos um pouco apreciados.
Como outro exemplo, considere bens materiais versus experiências.
Ao dar presentes, as pessoas geralmente optam por objetos tangíveis em vez de experiências porque os bens materiais são mais seguros — quase todo mundo poderia usar um novo eletrodoméstico ou uma nova camisa. As experiências são mais complicadas; eles exigem um pouco mais de compreensão de quem o destinatário realmente é — nem todo mundo adora assistir a uma sinfonia.
No entanto, as pessoas tendem a ser mais abertas a experiências do que imaginamos — e esses presentes são, na verdade, mais propensos a tornar as pessoas felizes do que objetos.
A intenção é o que realmente importa?
É comum errar ao querer que seu presente pareça especialmente atencioso. É claro que as pessoas apreciam a consideração — mas não quando se trata de receber algo que é realmente útil.
Isso ocorre quando quem presenteia está comprando presentes para várias pessoas. A pessoa costuma escolher presentes exclusivos para cada destinatário, em vez de dar o mesmo presente a todos, porque presentes diferentes fariam com que os presenteados pensassem que ter havido um esforço na busca por cada item. Só que as pessoas fazem isso sem se dar conta de que alguns presentes podem ser mais desejáveis do que outros.
Você também verá isso acontecer com vale-presente. Quem presenteia geralmente escolhe um vale-presente específico — para uma loja de roupas ou determinado restaurante, por exemplo — que reflete os interesses ou gostos do presenteado.
Mas quem recebe o presente está mais aberto a um vale-presente que lhe dê flexibilidade e liberdade — como um vale-presente da Amazon ou da Visa. Dessa forma, pode decidir se gasta com um novo suéter, janta no restaurante favorito ou faz as duas coisas.
* Psicólogo dá dicas sobre este momento, que pode ser alegre ou constrangedor
ARTIGO ORIGINAL
The 4 biggest gift-giving mistakes, according to a consumer psychologist
The Conversation Dezembro de 2022
Autoria: Julian Givi Tradução: Mariana Marques
Fonte: https://www.nexojornal.com.br/externo/2022/12/10/Quais-os-4-maiores-erros-ao-dar-presentes-a-algu%C3%A9m?utm_source=NexoNL&utm_medium=Email&utm_campaign=anexo
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