domingo, 25 de dezembro de 2016

OS MAGOS

 Luis Fernando Veríssimo*
 Resultado de imagem para os magos
“E, tendo nascido Jesus em Belém da Judeia no tempo do rei Herodes, eis que uns magos vieram do Oriente a Jerusalém, dizendo: ‘Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? Porque vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo’. E o rei Herodes, ouvindo isto, perturbou-se, e toda Jerusalém com ele. E congregados todos os príncipes dos sacerdotes e os escribas do povo, perguntou-lhes onde havia de nascer o Cristo. E eles lhe disseram: ‘Em Belém da Judeia, porque assim está escrito pelo profeta. E tu, Belém, terra de Judá, de modo nenhum és a menor entre as capitais de Judá, porque de ti sairá o Guia que há de apascentar o povo de Israel’. Então Herodes, chamando secretamente os magos, inquiriu exatamente deles acerca do tempo em que a estrela lhes apareceria. E, enviando-os a Belém, disse: ‘Ide, e perguntai diligentemente pelo menino, e quando o achardes, participai-me, para que também eu vá e o adore’. E, tendo eles ouvido o rei, partiram, e eis que a estrela que tinham visto no Oriente ia adiante deles, até que, chegando, se deteve sobre o lugar onde estava o menino. E, vendo eles a estrela, alegraram-se muito. E, entrando na casa, acharam o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, lhe ofertaram dádivas: ouro, incenso e mirra. E, sendo por divina revelação avisados em sonhos para que não voltassem para junto de Herodes, partiram para sua terra por outro caminho.”

Até aí, é o que conta a Bíblia. Algumas dúvidas. Dá-se pouca atenção à visita que os magos fazem a Herodes antes de procurarem o menino, tanto que, em encenações do episódio, Herodes nunca é mencionado. Na Bíblia, está escrito que Herodes chamou os magos “secretamente” à sua presença, o que já sugere que sua intenção não era apenas conversarem numa boa. Também está escrito que Herodes “perturbou-se” com a notícia do nascimento de um futuro rei dos judeus. O que não o impediu de, cinicamente, pedir que os Magos o informassem quando tivessem descoberto o Cristo, para também ir adorá-lo.

Por que Herodes não mandou que os Magos fossem seguidos até avistarem a estrela que mostraria o local do nascimento do Cristo? Especulação: na sua conversa secreta com os Magos, Herodes teria pedido que eles matassem o recém-nascido, o que o pouparia de mandar matar todos os recém-nascidos em Belém. Apenas um morto impediria a morte de milhares. Com uma punhalada certeira, os Magos salvariam a vida de muitos inocentes. E Herodes só esperaria a notícia da morte do Cristo para festejar.

A caminho do local que a estrela do Oriente apontava, os três magos teriam discutido quem empunharia o punhal que mudaria a história do mundo. O golpe seria dado antes ou depois da oferta das dádivas? Mas, chegando à manjedoura e vendo o menino no colo de Maria, apiedaram-se dele, prostraram-se e ofertaram o ouro, o incenso e a mirra. E naquela noite sonharam que Herodes os perseguia por o terem traído e partiram para sua terra por outro caminho.

A Bíblia não diz mais nada sobre os reis magos. Não se sabe se Herodes os alcançou para vingar-se da traição. Sabe-se, isto sim, que Herodes mandou matar todos os meninos de Belém.
--------------
*Jornalista. Escritor.
Fonte:  http://www.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default2.jsp?uf=1&local=1&source=a8873684.xml&template=3916.dwt&edition=30334&section=4572 - 24/12/2016 e 25/12/2016 | N° 18723
Imagem da Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário