Frei Marcos Sassatelli*
- 17/11/2022
O
que é o Ser humano? De onde ele vem? Para onde ele vai? São estas as
perguntas fundamentais (indagações) que todos e todas nos
colocamos. Podemos dizer que, de imediato, o Ser humano percebe-se
(descobre-se) a si mesmo como um “ser-no-mundo” (“ser mundano” parte
integrante do mundo). Enquanto tal, percebe-se também como um
“ser-no-espaço” e um “ser-no-tempo”. A “mundanidade” -
“espacialidade” e “temporalidade” - é a condição existencial
do Ser humano e de todos os seres. O que significa, porém, para o
Ser humano “ser-no-mundo" (“ser-mundo"), “ser-no-espaço”
(“ser-espaço”) e “ser-no-tempo” (“ser-tempo”)?
Por
“mundo” entendemos a Terra (a Irmã Mãe Terra Nossa Casa Comum) com
tudo o que nela existe ou o Universo com tudo o que nele existe,
incluindo a Terra (hoje, hipoteticamente, fala-se até de
“Multiverso”: um conjunto de universos possíveis, incluindo o
nosso, ou de “Multiversos”).
Seja num caso como no outro, a palavra “mundo” tem vários significados, mas todos fazem referência a uma totalidade:
- à totalidade das coisas existentes (qualquer que seja o significado de existência) e neste sentido a palavra emprega-se sem adjetivos;
- à totalidade de um campo ou de mais campos de investigação (de atividade) ou de relações como quando se diz 'mundo físico' ou 'mundo histórico' ou 'mundo artístico' ou 'mundo dos negócios' ou também 'mundo sensível', isto é, atingível pelos órgãos sensoriais ou 'mundo intelectual', isto é, atingível pelos instrumentos intelectuais. Neste sentido fala-se também de 'mundo ambiente' para indicar o conjunto das relações de um ser vivente com as coisas que o circundam ou a situação em que se encontra. Mas a palavra não tem significado diverso de ambiente;
- à totalidade de uma
cultura como quando se diz 'mundo antigo' ou 'mundo moderno' ou
'mundo primitivo' ou 'mundo civil';
- a uma totalidade
geográfica como quando se diz 'novo mundo' (...) ou 'velho mundo'
(...)" (Abbagnano, N. Mundo. Em: Dicionário de Filosofia. Mestre
Jou, São Paulo, 1982, p. 657.
Os significados da palavra
"mundo" apresentados e outros podem ser reduzidos aos dois
primeiros: o mundo como totalidade de tudo o que existe (na Terra ou
no Universo) e o mundo como totalidade particular ou
totalidade de campo: a totalidade do mundo físico, a
totalidade do mundo biológico, a totalidade do mundo humano
etc. Uma totalidade cultural ou uma totalidade geográfica é
também uma totalidade particular ou de campo. As totalidades
particulares ou de campo são as mais diversas e - quanto ao
conteúdo - podem ser mais ou menos abrangentes.
Por
exemplo, o "mundo humano" - como vimos - é uma totalidade
particular ou de campo, mas, no mundo humano, temos totalidades
mais particulares ainda como o "mundo social" (socioeconômico,
sociopolítico, socioecológico, sociocultural,
sociorreligioso) e o "mundo individual" (corpóreo,
biopsíquico, espiritual ou pessoal) com suas relações sociais.
Portanto, para o Ser humano - enquanto totalidade
particular ou de campo - “ser-no-mundo", “ser-mundo” (“ser-na-Terra”,
“ser-Terra” ou “ser-no-Universo”, “ser-Universo”), significa ser na
totalidade das coisas existentes, ser parte integrante dessa
totalidade.
Como já dissemos, o mundo, por ser uma
realidade concreta, é uma realidade espacial e temporal. A
"espacialidade" e a "temporalidade" fazem parte da
"mundanidade" e, por isso, são também constitutivas do Ser humano
e de todos os seres existentes.
O que significa, pois, “ser-no-espaço” (“ser-espaço”) e “ser-no-tempo” (“ser-tempo”)? Para o Ser humano e todos os seres, “ser-no-espaço” (“ser-espaço”) significa ser em todos os espaços de sua existência; “ser-no-tempo” (“ser-tempo”) significa ser em todos os tempos de sua existência.
Por fim, o mundo como a totalidade de tudo o que existe (na Terra ou no Universo), é uma realidade objetiva, concreta; tem uma constituição ou estrutura com consistência própria, com funcionamento próprio e com sentido ou valor próprio, independentemente da consciência do Ser humano.
A totalidade material e orgânica do mundo existe, funciona e tem sentido. "Antes" (do ponto de vista lógico e não necessariamente cronológico) do Ser humano ter consciência de “ser-no-mundo". O Ser humano no mundo, por ser racional, pode (como veremos) dar um novo sentido ao mundo ou desrespeitar e “profanar” o sentido que o mundo já tem.
No próximo artigo refletiremos sobre o Ser humano como um “ser-com-o-mundo” (“ser-com-o-espaço” e “ser-com-o-tempo”).
*Marcos Sassatelli é frade dominicano e teólogo.
Fonte: https://correiocidadania.com.br/2-uncategorised/15290-o-ser-humano-no-mundo
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