terça-feira, 2 de maio de 2017

Caroline Chan, engenheira da computação: 'O 5G não é apenas uma evolução tecnológica'


"Apesar de a rede 5G trazer mais velocidade para telefones, o foco é conectar todos os outros dispositivos", diz Caroline Chan. Foto: Guito Moreto / Agência O Globo
 "Apesar de a rede 5G trazer mais velocidade para telefones, o foco é conectar todos os outros dispositivos", diz Caroline Chan. - 
Guito Moreto / Agência O Globo

Chinesa veio ao Rio participar da 5G Latin America Conference para discutir as redes de nova geração

Últimas de Conte algo que não sei
"Nasci em Nanjing, na China. Sou formada em engenharia da computação pela Universidade de Texas (Austin) e tenho MBA em engenharia elétrica pela Universidade de Massachusetts Amherst. Estou na Intel há oito anos. Tenho quase 25 anos de experiência no setor de telecomunicações"

Conte algo que não sei.
O 5G não é apenas uma evolução tecnológica. Vai transformar indústrias e produzir novos modelos de negócios. O 5G possibilitará experiências incríveis trazendo o fluxo de dados em tempo real para realidade virtual e realidade aumentada.

Após o 4G, o que podemos esperar da tecnologia 5G?
Na era do 5G, serão mais de 50 bilhões de dispositivos conectados, de carros autônomos a equipamentos de realidade virtual 8K (de alta definição de imagem). Eles se conectarão à nuvem, através de um conjunto de tecnologias. Apesar de a rede 5G trazer mais velocidade para telefones, o foco é conectar todos os outros dispositivos. Este será um ponto de inflexão histórico para a indústria, trazendo conectividade perfeita, poder de computação maciça e acesso rápido para pessoas e objetos.

Então será como no mundo imaginário do desenho animado os Jetsons?
No desenho, eles viviam em um mundo onde conversas por vídeo eram comuns. O 5G será essencial se quisermos cumprir a promessa de um mundo inteligente, conectado e seguro. O 5G permitirá conexões mais fáceis entre objetos e uma variedade de aplicações. As cidades vão precisar da onipresença e do desempenho do 5G para conectar dispositivos, dos postes de luz nas ruas aos carros. Essas conexões ajudarão a tornar nossa vida cotidiana mais fácil.

Com os carros conectados haverá melhoria na mobilidade urbana?
Uma rede 5G vai ajudar a conectar milhões de automóveis autônomos, revolucionando a mobilidade urbana e reduzindo o número de acidentes e os congestionamentos nos grandes centros urbanos. Permitirá uma comunicação rápida entre os carros, a infraestrutura e as coisas ao seu redor, tornando possível detectar o que está acontecendo na próxima esquina ou quilômetros à frente. Muitas indústrias serão impactadas, como saúde, varejo e educação.

Mas como essa rede vai suportar trafegar volume tão alto de dados?
Essa rede é crucial para suportar não só o aumento do tráfego de dados, mas também as diversas necessidades de entrega de novos casos de uso que o 5G permitirá. Estamos investindo em inteligência artificial e analítica que vão melhorar a tomada de decisões e abrirão novos caminhos para que as indústrias rentabilizem os dados que coletam e usam.

Quando vamos ver esse novo mundo?
As tecnologias que permitem a implementação do 5G estão sendo definidas agora. Veremos testes em 2018, com implantações padronizadas previstas para 2020.

E como está o Brasil nesse cenário?
Precisamos avançar na discussão sobre como implementar o 5G no Brasil, especialmente em termos de definição de frequências nas quais a tecnologia irá operar, para aproveitar plenamente todo o poder da rede. Aqueles países que são capazes de implementar essas novas normas vão liderar o caminho. Para países emergentes, como o Brasil, onde a infraestrutura com fio é muito cara, o 5G tem a possibilidade de mudar a forma como trabalhamos e vivemos, como cultivamos nossos alimentos, comunicamos uns com os outros, como viajamos e trabalhamos.
------------------------
REPORTAGEM POR Bruno Rosa 02/05/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário