segunda-feira, 9 de maio de 2016

Dia Mundial das Comunicações Sociais: Media ocuparam espaços das religiões - Tomás Halík

Foto: Paulinas

Teólogo e escritor checo alerta para potencial de «divisão» das redes sociais

Lisboa, 07 mai 2016 (Ecclesia) - O teólogo e escritor checo Tomás Halík disse à Agência ECCLESIA que os media estão a ocupar espaços tradicionalmente reservados às religiões como referências de “verdade” e de pensamento.

“Os media têm um papel que tradicionalmente era das religiões: os media interpretam o mundo, dão os grandes símbolos, as grandes narrativas, as grandes histórias, são árbitros da verdade e da importância”, referiu o autor, em entrevista, ao abordar a celebração do Dia Mundial das Comunicações Sociais 2016 (8 de maio).

A Igreja Católica celebra no domingo uma iniciativa que chega à sua 50.ª edição, este ano como tema ‘Comunicação e Misericórdia: um encontro fecundo’.

Para o padre Tomás Halík, a evolução dos meios de comunicação social levou as pessoas a querer ver com os seus próprios olhos para determinar o que é “verdade”, seguindo os alinhamentos dos noticiários como critério na análise à realidade.

“Os media influenciam a forma de pensar e de viver de muitas pessoas, o que era o papel tradicional das religiões. De certa forma, os media são a religião do mundo contemporâneo”, analisa o autor, conhecido pela reflexão sobre o diálogo entre crentes e não crentes.

O teólogo checo fala numa realidade que também está em transformação, com a perda de influência da TV e o surgimento das redes sociais, onde muitas pessoas estão em grupos, “seitas”, fechadas nas suas “ideologias”.

“Os media agora já não criam apenas uma sociedade comum, também estão a dividir, são expressão de divisão na sociedade”, adverte.

O vencedor do ‘Prémio Templeton’ 2014, atribuído pela Fundação John Templeton (EUA), considera que há “muitos problemas” com a influência das redes sociais nas pessoas, desde o racismo aos preconceitos culturais e religiosos.

“O autoproclamado Estado Islâmico tem uma propaganda muito profissional nas redes sociais”, exemplifica.

Tomás Halík propõe a criação de uma profissão “muito promissora” para o futuro: “dietista do uso dos media”.

“É preciso ensinar as pessoas a distinguir quais são os media realmente sérios e quais são perigosos para a nossa forma de pensar e a nossa cultura”, conclui.

O Dia Mundial das Comunicações Sociais, instituído pelo Concílio Vaticano II, é celebrado pela Igreja Católica desde 1967 no domingo anterior à festa do Pentecostes.

Em Portugal, o ofertório das celebrações dominicais reverte a favor do trabalho da Igreja nas Comunicações Sociais, em cada dioceses e nas atividades de âmbito nacional.
--------------- 
Fonte: Agência Ecclesia

Nenhum comentário:

Postar um comentário