Alister
McGrath, cientista e teólogo, professor de ciência e teologia na
Universidade de Oxford, (Belfast, 1953) afirma que os investigadores vão
longe demais quando tentam negar a Deus. Ciência e fé são compatíveis
enquanto
uma não interfere na outra, diz ele.
P.: O dogmatismo religioso não lutou contra a ciência durante séculos?
Resposta. A ciência sempre teve de lutar contra os preconceitos religiosos, políticos e sociais. Às vezes, o cristianismo tem sido um obstáculo para o progresso científico, e outras vezes, promoveu-lo. A revolução científica foi iniciada em um contexto cristão, e foi, sem dúvida, encorajado pela ideia cristã de um universo estruturado e organizado. O preconceito e o dogmatismo não vêm só da fé religiosa. Alguns cientistas ateus, como o cosmólogo Fred Hoyle, eram contra a teoria do Big Bang, porque parecia “muito religiosa”. A minha proposta tenta respeitar os limites e olhar para um diálogo entre fé e ciência.
Resposta. A ciência sempre teve de lutar contra os preconceitos religiosos, políticos e sociais. Às vezes, o cristianismo tem sido um obstáculo para o progresso científico, e outras vezes, promoveu-lo. A revolução científica foi iniciada em um contexto cristão, e foi, sem dúvida, encorajado pela ideia cristã de um universo estruturado e organizado. O preconceito e o dogmatismo não vêm só da fé religiosa. Alguns cientistas ateus, como o cosmólogo Fred Hoyle, eram contra a teoria do Big Bang, porque parecia “muito religiosa”. A minha proposta tenta respeitar os limites e olhar para um diálogo entre fé e ciência.
P.: Você afirma que a história de Galileu foi distorcida, mas há outros exemplos históricos: Bruno, Servet, Vanini.
R.: A representação midiática do caso Galileu como uma luta entre fé e ciência começou como uma questão social, no final do século 19. Galileu foi vítima de uma luta de poder dentro do Vaticano, que estava voltado para o surgimento do Protestantismo. Uma facção do papado apoiou firmemente Galileu, a outra facção não gostava dele. No final, uma das facções ganhou.
R.: A representação midiática do caso Galileu como uma luta entre fé e ciência começou como uma questão social, no final do século 19. Galileu foi vítima de uma luta de poder dentro do Vaticano, que estava voltado para o surgimento do Protestantismo. Uma facção do papado apoiou firmemente Galileu, a outra facção não gostava dele. No final, uma das facções ganhou.
P. Você acusa o Novo Ateísmo, defendido por Richard Dawkins, de ser intolerante. Porque você acha isso?
R. Infelizmente, o Novo Ateísmo é tão intolerante e dogmático como o fundamentalismo religioso que eles atacam. A ideia surpreendente de Dawkins de considerar a crença religiosa como “uma espécie de doença mental” indica seus preconceitos, e não é uma análise confiável de crenças. Felizmente, o Novo Ateísmo está caindo em desgraça, e formas mais inteligentes de ateísmo estão surgindo. Muitos cientistas acreditam que Dawkins manchou a ciência com sua cruzada antirreligiosa. A ciência não é religiosa ou anti-religiosa, é apenas ciência. Ela pode ser compatível com o ateísmo, bem como com o cristianismo.
R. Infelizmente, o Novo Ateísmo é tão intolerante e dogmático como o fundamentalismo religioso que eles atacam. A ideia surpreendente de Dawkins de considerar a crença religiosa como “uma espécie de doença mental” indica seus preconceitos, e não é uma análise confiável de crenças. Felizmente, o Novo Ateísmo está caindo em desgraça, e formas mais inteligentes de ateísmo estão surgindo. Muitos cientistas acreditam que Dawkins manchou a ciência com sua cruzada antirreligiosa. A ciência não é religiosa ou anti-religiosa, é apenas ciência. Ela pode ser compatível com o ateísmo, bem como com o cristianismo.
P. O senhor admite que a ciência e a religião são um produto da
civilização humana. Se a religião é uma criação humana, como podemos
acreditar nela?
R. Todas as nossas idéias são criações humanas, mas isso não significa que temos de invalidá-las. Isso apenas significa que precisamos saber quais são confiáveis. Há uma montanha de literatura científica que mostra que os seres humanos procuram um significado ou uma perspectiva da realidade, que é frequentemente expressa por crenças e práticas religiosas ou espirituais. Isso não as torna verdadeiras ou falsas, apenas lhe tornam humanas.
R. Todas as nossas idéias são criações humanas, mas isso não significa que temos de invalidá-las. Isso apenas significa que precisamos saber quais são confiáveis. Há uma montanha de literatura científica que mostra que os seres humanos procuram um significado ou uma perspectiva da realidade, que é frequentemente expressa por crenças e práticas religiosas ou espirituais. Isso não as torna verdadeiras ou falsas, apenas lhe tornam humanas.
P. De acordo com Dawkins, a teologia não é uma ciência, e, portanto, não deveria ter lugar nas universidades.
R. Parece que ignorar as idéias cristãs é uma virtude intelectual. É por isso que os cristãos lhe ignoraram como um crítico ignorante que não sabe sobre sua fé. Para mim, uma virtude intelectual encontra-se em estudar, compreender e apreciar uma visão de mundo, mesmo quando acreditamos que é errado. Eu fui ateu, na minha juventude, e eu rejeitei o Evangelho, pelas mesmas razões que Dawkins rejeita. Agora eu vejo que eu simplesmente não entendia o cristianismo, mas eu nunca iria zombar do ateísmo só porque eu não concordo com suas principais crenças.
R. Parece que ignorar as idéias cristãs é uma virtude intelectual. É por isso que os cristãos lhe ignoraram como um crítico ignorante que não sabe sobre sua fé. Para mim, uma virtude intelectual encontra-se em estudar, compreender e apreciar uma visão de mundo, mesmo quando acreditamos que é errado. Eu fui ateu, na minha juventude, e eu rejeitei o Evangelho, pelas mesmas razões que Dawkins rejeita. Agora eu vejo que eu simplesmente não entendia o cristianismo, mas eu nunca iria zombar do ateísmo só porque eu não concordo com suas principais crenças.
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Fonte: http://logosapologetica.com/o-novo-ateismo-esta-caindo-em-desgraca/#axzz47ErId5VC
ResponderExcluirPara ampliar esta complexa discussão:
http://saudepublicada.sul21.com.br/2015/08/24/trajetoria-ateista-de-sigmund-freud-1856-1939-4/
"Agora eu vejo que eu simplesmente não entendia o cristianismo, mas eu nunca iria zombar do ateísmo só porque eu não concordo com suas principais crenças." Interessante essa afirmação!
ResponderExcluirPor que não tenta fazer pilhéria do ateísmo? O ateísmo não deixa espaço para a zombaria. A credulidade é um palco aberto para ironias, zombarias, anedotas e outras pérolas do gênero. E ateísmo não se baseia em principais crenças, mas em principais evidências.