sexta-feira, 13 de maio de 2016

Quando uma secretária é um local de trabalho e uma cama

Dai Xiang exige aos que trabalham consigo o mesmo que teve de fazer para chegar à sua actual posição. O empresário de 40 anos, natural de Pequim, começou a trabalhar como engenheiro numa empresa onde fazia turnos de 72 horas. Quando se mudou para a indústria tecnológica, passou 15 anos a dormir nos intervalos em cima da própria secretária. Não admira que uma das primeiras medidas que tomou quando abriu a sua empresa de computação tenha sido instalar 12 beliches numa zona recatada do escritório.

O sector tecnológico chinês está em forte e rápido crescimento, tão rápido que muitas empresas nem sempre têm tempo de contratar novos trabalhadores para ultimar os projectos que têm em mãos. O trabalho estende-se para além do horário habitual, pela noite dentro. O ambiente é bastante competitivo, mais até do que nos Estados Unidos, garante Cui Meng, fundador de uma empresa de dados. “Para aguentarem, [os trabalhadores] são autorizados a dormir à hora de almoço e depois das 21h00.” Quer seja na própria secretária ou num sofá do escritório. Nos casos mais extremos, alguns destes trabalhadores vivem mesmo nos escritórios.

Liu Zhanyu é um desses casos. Trabalha numa plataforma de recrutamento e recursos humanos e, nos dias úteis, fica a dormir numa sala de reuniões convertida em dormitório. Tudo para evitar o trajecto de cerca de uma hora desde a sua casa nos subúrbios de Pequim até ao escritório. Normalmente deita-se entre a meia-noite ou as três da manhã. “Temos de acordar as 8h30 porque os colegas chegam às 9h30 e nós lavamo-nos nas mesmas casas-de-banho que todos usam”, diz à agência Reuters. A outra face da moeda, a vida familiar, fica relegada para o fim-de-semana. “O meu filho sente a minha falta, quando chego a casa ataca-me como um pequeno lobo”, explica Liu sobre o filho de três anos que só vê aos sábados e domingos. “Sinto-me culpado.” 
---------------
Fonte: http://www.publico.pt/multimedia/fotogaleria/quando-uma-secretaria-e-o-local-de-trabalho-e-uma-cama-361049#/0

Nenhum comentário:

Postar um comentário