quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Cursos oferecem de psicoterapia à retiros espirituais

Miranda Green
Financial Times18/02/2009


O mundo dos negócios em geral vê os alunos de MBA como aqueles que, de olhos vidrados, perseguem um rumo definido na carreira. Uma tendência recente em escolas da Europa de oferecer um desenvolvimento mais pessoal junto com a aquisição de conhecimento e habilidades "sólidas" vêm expondo um interesse dos estudantes pela introspecção. Um conjunto exótico de ofertas, que vão de retiros espirituais esotéricos à psicoterapia, está surgindo para atender essa necessidade.

Leonidas Pantazopoulos inscreveu-se para fazer MBA na Insead da França e Cingapura, buscando uma experiência que mudasse sua vida, em vez de apenas galgar mais um degrau na carreira. Membros da faculdade afirmam que isso é típico de pessoas que passam por um período de transição, onde frequentemente fazem questionamentos profundos sobre seus objetivos e motivações. "Os esforços feitos pela escola para integrar no MBA a psicologia clínica baseada em pesquisas são bem-vindos", diz Pantazopoulos.

A HEC Paris abriu o caminho para os participantes admitirem que estão em busca de um significado para as coisas, além de mais sucesso na carreira. Os retiros monásticos, que incluem meditação, trabalhos em grupo e individuais, são oferecidos três vezes por ano para todos os participantes de MBA da instituição. Um padre e um filósofo estão à disposição durante as sessões de três dias para ajudar com os questionamentos de valores e ética. A procura pelo seminário é sempre maior que o número de vagas. "A missão, o dever e o valor de um MBA é ajudar as pessoas a refletir sobre o que elas poderão se tornar na vida pessoal e profissional", afirma Valérie Gauthier, reitora associada do programa de MBA da HEC.

O trabalho mais aprofundado, no entanto, está sendo feito no IMD de Lausanne, onde Jack D. Wood, professor de comportamento organizacional e um terapeuta junguiano, oferece psicoterapia subsidiada não só para os alunos de MBA que passam por transformações na experiência de vida, como também para seus colegas. Todos os anos, mais da metade dos grupos da escola aceita a oferta.

O professor Wood e seu ex-colega no IMD e colaborador Gianpiero Petriglieri, um psiquiatra que dá aulas e faz pesquisas no Insead, acreditam que os motivos que as pessoas apresentam para fazer um MBA são sempre um "envólucro" para uma busca interior de uma vida plena e dotada de objetivo, e eles estão lá para ajudar a revelar e examinar outras motivações mais profunda. Petriglieri afirma que resolver problemas de identidade é algo indissociável da preparação de um futuro líder no ambiente inseguro dos negócios de hoje.

Seus alunos parecem concordar. No Insead, os cursos que se concentram na psicologia são os mais procurados. Mas seu trabalho é "uma coisa ligeiramente subversiva", admite Woods, encorajando homens de negócios jovens e ambiciosos em suas dúvidas sobre o que Jung chamou de respostas erradas para as perguntas da vida: posição, reputação, sucesso e dinheiro.

Esses elementos mais esotéricos precisam ser apresentados com cuidado para que não assustem os empregadores, alerta Jochen Runde, diretor do programa de MBA da Judge Business School de Cambridge. Mas esses cursos são bem avaliados pelos alunos, segundo os professores, e serão ampliados. Desde que assumiu como diretor de MBA da Judge, Runde vem revendo o programa e pretende partir para mais orientações pessoais. Ele também está explorando outros caminhos experimentais: no próximo período letivo, os professores de filosofia vão ensinar ética nos negócios. Isso vai desafiar os alunos com um tipo de abordagem diferente, diz ele.

A professora Gauthier tem certeza que os aspectos pessoais de um MBA são muito importantes, mesmo que os alunos não percebam isso naquele momento. "Às vezes, aqueles que mais precisam fogem", admite ela. "Mas três ou quatro anos após terminarem, eles dizem que o que pensavam ser besteira era a parte mais importante."

(Tradução de Mário Zamarian) http://www.valoronline.com.br/ValorImpresso/MateriaImpresso.aspx?tit=Cursos%20oferecem%20de%20psicoterapia%20%c3%a0%20retiros%20espirituais%20&dtMateria=18/02/2009&codMateria=5422585&codCategoria=292

Nenhum comentário:

Postar um comentário