sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Darwin: paradigma e alicerce para o futuro

Anjali Goswani
Acadêmica do departamento de Ciências da Terra da Universidade de Cambridge, Anjali Goswani é uma apaixonada pela teoria de Charles Darwin e acredita que estamos longe de ver paradigmas tão importantes na ciência como os trazidos pela teoria da evolução. Participante do especial Mês de Darwin no National Geographic Channel, com o documentário Ursos, a cientista lembra, em entrevista ao JB, que o darwinismo será, com o avanço do efeito estufa, tão importante para o futuro como foi até o presente.

Conte um pouco sobre o documentário e quais evidências darwinistas são mostradas.
O documentário é interessante no sentido de mostrar a evolução e a forma como se deu diferentemente entre as espécies. A principal evidência é observar que existe uma transição intermediária entre ancestrais. Dos ursos grandes aos muito pequenos, como se deu esta evolução e como ele está hábil hoje para se adaptar a muitos nichos diferentes do meio ambiente? Pode parecer difícil para alguns entenderem a ligação entre ursos polares e pandas, e esse material nos ajuda a compreender, dos dinossauros até hoje.

Como você avalia a aplicação e as interpretações da teoria?
As interpretações e perspectivas podem trazer algumas evidências que são, aparentemente, contraditórias. Mas valem para fundamentos que vão da medicina à agricultura, em que vemos como a evolução é clara e ocorreu em terreno amplo. Vivenciamos um período em que já passamos por problemas de escassez de alimentos, e entender tais condições podem ajudar.
Por que Darwin ainda continua tão influente nos dias de hoje?
Muitos creem em sua ciência como a principal alternativa à explicação de tudo além da Bíblia, ainda mais por termos evidências de que a vida existia muito antes de qualquer explicação. Esta é a principal razão. Em termos científicos, há evidências biológicas cada vez mais fortes.

Outros paradigmas estão por vir nas próximas décadas?
Acho que em termos de evolução sim. Mas a idéia básica foi testada tantas vezes, em tempos e maneira tão diferentes, com populações naturais distintas, que a mudança será sutil e lenta. A teoria darwinista é bem amparada, e com o advento do aquecimento global, temos a chance de acompanhar de perto a nova evolução ditada pelo fenômeno.
(Entrevista feita por Marsíle Gombata, JB, 13/02/2009)
http://ee.jb.com.br/reader/clipatexto.asp?pg=jornaldobrasil_117676/106509 13/02/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário