quinta-feira, 10 de junho de 2021

UMA EDUCAÇÃO IDEAL*

 Arnold Toynbee*

 A educação como sentido da vida

“Eu diria que o homem deveria viver para amar, compreender e criar. Deveria empregar toda sua habilidade e força sacrificando-se, se necessário fosse, para a consecução desses três objetivos. Qualquer coisa valiosa pode exigir sacrifício e se você a considerar valiosa estará preparado para o sacrifício. (pg.13)

A generalidade é sempre necessária, mas em uma sociedade onde existe um vasto campo de conhecimento ela é sempre perigosa. A visão do especialista pode ser distorcida, mas a daquele que generaliza pode cair na superficialidade, como os especialistas sempre dizem. A combinação ideal seria, pois, especialização num campo particular e cultura geral sobre todos os campos. Uma certa especialização dá aquele que generaliza um certo nível e um pouco de generalidade impede que o especialista fique fora de foco. As duas formar podem ser combinadas em diferentes proporções. Cada estudante deve seguir seu próprio caminho e descobrir por si que proporções deve dar a cada uma delas. O que deve evitar é cair exclusivamente na especialização ou na generalização.

A especialização excessiva me parece um dos maiores obstáculos quando desejamos obter uma educação no sentido amplo da palavra (incluindo a educação dos jovens) com o objetivo de tentar solucionar os atuais problemas sociais que afligem o mundo. Certamente que esse não é o único obstáculo. O que seria uma educação ideal em termos de objetivos e necessidades humanas? Existe uma grande variedade de dons naturais entre os seres humanos e todos eles são válidos e até mesmo indispensáveis para o bem-estar da humanidade. Mas esses dons são apenas potencialidades e não se tornam na realidade efetivos a menos que sejam estimulados e treinados e que lhes sejam dadas oportunidades para se manifestarem. Isso é realmente o que considero como educação no sentido amplo.

TOYNBEE, Arnold. A sociedade do Futuro. Zahar Editores, RJ,  4ª ed., 1979, pg. 97

* Foi um historiador britânico (1889-1995), cuja obra-prima é Um Estudo de História, em que examina, em doze volumes, o processo de nascimento, crescimento e queda das civilizações sob uma perspectiva global.

*Título do Blog. 

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