sábado, 15 de janeiro de 2011

Ideias que mudaram a vida no planeta

Imagem da Internet
VIRADA DE SÉCULO PROMISSORA

Entre o final do século 19 e o começo do 20, cientistas mudaram radicalmente a vida no planeta. Foram descobertas paralelas, em lugares diferentes e num mesmo período de tempo. Para se entender melhor a relação entre suas iniciativas, é preciso estar atento à terminologia da época. Assim, quando se diz radiocomunicação, por exemplo, vale qualquer transmissão, seja de sinais ou por controle remoto – sem fio.
Com relação à principal invenção de Landell de Moura, é necessário esclarecer que telefone sem fio queria dizer radiotelefonia. Como já existia o telefone com fio (que segue até hoje), passou-se a dizer, nas transmissões de voz sem fio, “telefone sem fio” para a radiotelefonia ou o rádio. Nesse caso, o “telefone sem fio” de Landell era um aparelho que enviava mensagens através de um feixe luminoso. Um invento que o tempo mostraria que não vingou. Prevaleceu o aparelho com transmissão via ondas eletromagnéticas, que Landell também patenteou e, nos EUA, recebeu o nome de wave transmitter.

 Hertz
O professor alemão Rudolf Hertz, de física, provou (1888) em laboratório a existência das ondas eletromagnéticas (de rádio). A teoria havia sido elaborada em 1873 pelo físico escocês James Maxwell para explicar a relação entre eletricidade e magnetismo. Estava criada a base para o desenvolvimento da radiodifusão e aberto o caminho para as comunicações sem fio.

Tesla

Nikola Tesla se concentrou nas experiências com correntes alternadas de altas frequências, capazes de gerar e transmitir correntes elétricas a grandes distâncias sem grandes perdas. A bobina Tesla (BT) é essencialmente um transmissor de rádio sem antena, e aí se estabelece uma de suas ligações com a invenção do rádio. Isto foi em 1891, e este é o invento pelo qual ficou conhecido mundialmente. Dois anos depois, descreveu a teoria da radiodifusão. Foi pioneiro no controle remoto via rádio para uso em veículos.
Marconi

O que o italiano Marconi fez foi produzir e detectar as ondas hertzianas (ondas do rádio) em longas distâncias. Em 1896, patenteou o telégrafo sem fio e demonstrou seu sistema na Inglaterra. O passo seguinte foi fundar sua própria empresa, a Marconi’s Wireless Telegraph Company Limited. Em 1901, fez transmissões entre a Inglaterra e o Canadá. Era o que os empresários da época queriam (a garantia da comunicação com os navios que faziam as rotas do Atlântico norte), e isso ajudou a difundir sua imagem como inventor do rádio.
Fessenden

O engenheiro e físico canadense Reginald Aubrey Fessenden também se dedicou aos estudos da radiodifusão e conseguiu transmitir publicamente o som em 23 de dezembro de 1900, seis meses depois da última das experiências comprovadas do brasileiro Landell de Moura. O canadense obteve uma patente para sua invenção, nos EUA, em setembro de 1901, também seis meses após a emissão de uma patente brasileira para a criação de Landell, em março do mesmo ano.

A disputa entre o americano e o italiano

Para os Estados Unidos, Tesla é considerado o inventor do rádio, e não Marconi. Isso porque a solicitação de patente de Tesla nº 645.576 ingressou nos EUA em setembro de 1897, e o pedido de privilégio de invenção de Marconi foi apresentado só em 1900.
A disputa foi para a Justiça, que considerou a telegrafia sem fio como um sistema de comunicação via rádio. Isso é correto, mas é importante ressaltar que, nesse caso, não se contemplou a variável da transmissão da voz (radiotelefonia – pioneirismo de Landell).
Há autores que consideram que, por trás dessa briga judicial, havia um grande interesse comercial. A companhia de Marconi, afinal, processou o governo norte-americano pelo uso da telegrafia durante a I Guerra Mundial. Ao determinar que o mérito dessa invenção coube a Tesla, os EUA não precisaram pagar royalties para o italiano.
______________________
FONTE: ZH online, 15/01/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário