quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

“Eu matei minha mãe”

Esther Pillar Grossi*

A partir do filme que tem este título, quero abordar a importância de uma professora, por exemplo, para que a gente consiga matar nossa mãe simbolicamente. A psicanálise nos esclarece que só matando em nós o desejo de pai e de mãe temos acesso ao nosso próprio desejo. Mas é difícil fazê-lo se não se tem algum outro bom suporte de inter-relação subjetiva.
No filme Eu Matei Minha Mãe, de Xavier Dolan, um jovem canadense, hoje com 20 anos, que fez o roteiro aos 17, se debate ferozmente com a dificuldade de se relacionar com a mãe e com o pai. Mas existe uma professora que o identifica como pessoa sensível e capaz, inclusive inscrevendo-o em um concurso de textos, porque reconhece nos escritos de Hubert real qualidade.
O fato de que esse menino produziu esse filme tão pouco tempo depois de ter vivido momentos tão difíceis mostra como ele deve ter dado a volta por cima das travas que o impediam de frequentar a escola e de tantos outros entraves para encontrar um espaço familiar e, por conseguinte, um espaço no mundo.
Parece-me que uma de suas professoras foi fundamental para isso. Ela foi seu refúgio nas horas das maiores tempestades. E ela foi não só um refúgio afetivo, mas resgatou nele uma competência pessoal que era necessária para que ele encontrasse o rumo de sua existência.
"Esse filme lembra a história de Daniel Pennac,
eminente escritor francês, que foi péssimo aluno,
 até que um professor iniciou sua salvação,
a qual foi secundada também
por uma oportuna relação afetiva."
Houve também, é claro, uma benéfica relação homossexual com Erik, sobretudo porque bem aceita pela mãe de Erik. Mas insisto na interveniência positiva da professora, que lhe deu carona após um trágico episódio e que depois o recebeu em sua casa, quando ele era enviado de forma catastrófica para um internato.
Esse filme lembra a história de Daniel Pennac, eminente escritor francês, que foi péssimo aluno, até que um professor iniciou sua salvação, a qual foi secundada também por uma oportuna relação afetiva. É importante salientar que ambas as boas intervenções docentes na vida conturbada desses dois alunos se deram pela via do conhecimento. Os professores ajudaram, permanecendo no âmbito de seu papel profissional. Não invadiram, nem se misturaram ao terreno próprio da família.
Que bom será quando professores e responsáveis pela educação distinguirem bem, por exemplo, o papel da professora do papel da tia ou de qualquer outro familiar! Ensinar é bem específico e diferente de acolher e de cuidar. Assinalar esta diferença não significa que ensinar não deva ter afeto. Só que o afeto de qualquer profissional se concretiza na realização de seu papel social. Um médico ama seus clientes fazendo de tudo para curá-los. E um professor ama seus alunos fazendo de tudo para que eles aprendam. E ninguém mais pode cumprir este papel.
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*Educadora
Fonte: Zero Hora online, 19/01/2011

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