domingo, 16 de janeiro de 2011

Medicina e felicidade

MIGUEL SROUGI*
Imagem da Internet
--------------------------------------------------------------------------------

Os momentos de felicidade
não se perenizam,
porque a profissão
é frequentemente açodada
pelos efeitos de uma
sociedade injusta e desigual

--------------------------------------------------------------------------------

A medicina nos oferece um privilégio sem paralelo na existência humana: a chance de aliviar o sofrimento e de resgatar seres para a vida. A sensação proporcionada por esses momentos é arrebatadora.
E isso acontece no cotidiano da vida médica. Esse processo se insere no conceito de felicidade plena, cuja melhor definição roubei da telinha despretensiosa de meu computador. Li e concordei que felicidade é um estado de contentamento com o que somos, é viver num "continuum" de bem-estar físico, mental e afetivo. Nada material.
Contudo, a vida me ensinou que, para atingir esse estado de graça, mesmo usufruindo de todo o bem-estar, precisamos estar cercados por pessoas felizes. O médico, como ninguém, tem a oportunidade de criar a felicidade no seu entorno.
Por essa razão, para pacificar a alma, os médicos não necessitam apenas da ilustração para curar, mas têm que ser dotados de solidariedade e de compaixão, têm que se postar em defesa dos seus pacientes e proteger o seu entorno, como guardiães do corpo e da alma.
Infelizmente, os momentos de felicidade não se perenizam, porque a profissão médica é frequentemente açodada por imperfeições da natureza humana e pelos efeitos de uma sociedade injusta e desigual.
Profissão que exige o comprometimento pessoal permanente, a separação da família e a convivência com o sofrimento.
Profissão que, às vezes, se acompanha de incompreensões indevidas da sociedade, que nem sempre reconhece as limitações da medicina ou a existência de fatos inexoráveis que envolvem a existência humana, como a morte implacável, a decadência física pelo passar dos anos ou doenças sem cura.
Profissão em que seus principais protagonistas, os médicos, são asfixiados por um sistema de saúde pública indigente, perdulário e injusto, gerido por um governo central insensível, que foi capaz de pagar, em 2010, cerca de R$ 180 bilhões da riqueza nacional em juros e destinar só R$ 55 bilhões para financiar toda a saúde do povo brasileiro.
Governantes incapazes de compreender que sem saúde não existem seres livres. Profissão em que seus membros são acuados pela violência e afrontados por salários incapazes de propiciar vida digna, oprimidos por entidades privadas de assistência, que cerceiam sua autonomia e impõem restrições perigosas às ações médicas. Enfim, profissão que sobrevive pelos seus encantos incontestáveis, mas também porque é conduzida por seres que têm no estoicismo uma de suas marcas incomparáveis.
Como atenuar esses aspectos menos inebriantes da profissão?
"Os médicos devem ser modelos
de comportamento, devem aprofundar
as relações humanas e
devem exercer a medicina na
sua dimensão mais sublime.
Mas também devem reagir,
demonstrar indignação, impregnar os
que vêm depois com os sentimentos
da consciência crítica
e da cidadania."
Não tenho dúvidas: expondo honestamente as limitações da medicina e dos seus profissionais, frágeis como os outros seres. Mais do que isso, denunciando o apequenamento daqueles que nos dirigem, com a dignidade que a posição de médico nos confere.
Sem a vergonha de protestar, de espernear, usando o mesmo idealismo que todos exibiam quando ingressaram na universidade. Fazendo brotar na sociedade a consciência crítica e os sentimentos da cidadania e da indignação.
Os médicos devem ser modelos de comportamento, devem aprofundar as relações humanas e devem exercer a medicina na sua dimensão mais sublime. Mas também devem reagir, demonstrar indignação, impregnar os que vêm depois com os sentimentos da consciência crítica e da cidadania.
Os médicos devem se postar firmemente em defesa dos direitos humanos e contra as indecências, lembrando o arcebispo Desmond Tutu: "Se ficarmos neutros numa situação de injustiça, teremos escolhido o lado do opressor".
--------------------------------------------------------------------------------
*MIGUEL SROUGI, 64, médico, pós-graduado em urologia pela Harvard Medical School (EUA), é professor titular de urologia da Faculdade de Medicina da USP e presidente do Conselho do Instituto Criança é Vida.
Fonte: Folha online, 16/01/2011
Imagens da Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário