quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Por egoísmo, árvores criam raízes em excesso

Raízes enormes servem para que
plantas não precisem dividir recursos com vizinhas

SXC
Árvore utiliza raízes gigantescas
para evitar que outras cresçam por perto e,
assim, comecem a competir por recursos
DO "NEW YORK TIMES"

As árvores têm muito mais raízes do que elas precisariam para captar nutrientes do solo, diz Ray Dybzinski, especialista em plantas da Universidade de Princeton. Então para que servem todas essas raízes extras?
Usando um software que analisa os padrões de crescimento das florestas ao longo do tempo, Dybzinski e seus colegas estão descobrindo que as raízes superabundantes funcionam como armas, para evitar o crescimento de outras árvores.
Criar raízes exige energia, e a abordagem mais eficiente seria cada árvore ter apenas a quantidade suficiente para capturar a água e os nutrientes de que precisa.
Em vez disso, conforme os cientistas publicaram na revista científica "The American Naturalist", as árvores criam raízes a mais -provavelmente não para ajudá-las a crescer com mais êxito, mas para fazer com que outras árvores enfrentem dificuldades para crescer.

NÃO PERTURBE

Ou seja, elas usam raízes gigantes apenas para manter afastadas as outras árvores e, assim, enfrentar menos competição por recursos. É como se dissessem "este espaço é meu, saia daqui".
Esse comportamento é análogo à batalha entre árvores para crescer mais alto e obter o máximo de luz do sol, explica Dybzinski.
O estudo se baseou em árvores de regiões de clima temperado, mas os pesquisadores acreditam que as conclusões sejam válidas também para as árvores dos trópicos e das savanas.
_________________________
Fonte: Folha online, 12/01/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário