sábado, 13 de abril de 2019

Carta aberta ao Ilmo. Sr. Presidente Jair Bolsonaro

0

O humorista Jô Soares em seu apartamento, em Higienópolis (região central de São Paulo) - Bruno Santos - 27.mar.19/Folhapress

Devo confessar que também já fui alvo de chacota

Jô Soares*

“Caro presidente Jair Bolsonaro. Entendo a reação provocada quando o senhor afirmou que o nazismo era de esquerda. Isso se deve ao fato de que, depois da Primeira Guerra Mundial, vários pequenos grupos se formaram, à direita e à esquerda.

Um desses grupos foi o NSDAP: em alemão, sigla do Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães. Entre seus fundadores originais havia dois irmãos: Otto e Gregor Strasser. Otto era um socialista convicto, queria orientar o movimento do partido à esquerda. Foi expulso e a cabeça posta a prêmio.

Seu irmão Gregor preferiu unir-se ao grupo do Camelô do Apocalipse. Quanto a Otto, que não concordava com essa vertente, nem com as teorias racistas, teve sua cabeça posta a prêmio por Joseph Goebbels pela quantia de US$ 500 mil. Foi obrigado a fugir para o exílio, só conseguindo voltar à Alemanha anos depois do final da guerra. Hitler apressou-se em tirar o ‘social’ da sigla do partido. Mais tarde, Gregor foi eliminado junto com Ernst Röhm, chefe das S.A., na famigerada ‘Noite das Facas Longas’.

Devo lhe confessar que também já fui alvo de chacota, mas por um motivo totalmente diferente: só peço que não deboche muito de mim.
 
* Jô Soares - Humorista e escritor 
Fonte:  https://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2019/04/carta-aberta-ao-ilmo-sr-presidente-jair-bolsonaro.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário