quarta-feira, 6 de julho de 2011

Uma direção ou nenhuma

Ruy Carlos Ostermann*

Não é exatamente fácil corrigir uma tendência antiga que se pode ter, a de ir a duas ou três direções, quase sempre. Outra direção não chega a ser exatamente uma direção, um caminho demarcado pela experiência de muitos anos, uma faixa branca e iluminada, fácil de ver e entender o seu significado. Mas não é mais do que um aceno, uma mancha na parede ou na calça, enfim, não passa de uma discreta advertência.
E uma tendência antiga é um calo, se pode reparar nele todo o dia, mas não se deve raspá-lo com canivete ou com lixa de unha. Deixa marcas, solta sangue e volta a ser o mesmo algum tempo depois. Não pensem que estou ficando vago e descolorido. Nada disso, estou sendo eu mesmo, numa outra direção.
Não é fácil perceber que uma coisa dessas está acontecendo com a gente. Somos sempre assim, preferentemente: disfarçamos, falamos de outra coisa, até com ênfase mentirosa. E se tiverem a ousadia de perguntar com surpreendente precisão sobre o que é mesmo que está acontecendo - pela intimidade e conhecimento que têm, pela percepção privilegiada que sabem operar -, é preciso logo disfarçar porque, se não bastasse todo o incômodo provocado por essa incerteza pessoal, alguma coisa que dá na pele e move os olhos, a perturbação e o sentimento de abandono são inevitáveis.
E assim, ficamos tristes e solitários, vamos para um canto. E a vida é que passa.
------------------------------
* Ruy Carlos Ostermann é chamado de professor. O apelido o acompanha desde os tempos da Folha da Tarde, em 1957, quando começou sua carreira jornalística. Não se deve à análise criteriosa que faz do futebol ou à seriedade com que trata essa paixão nacional. Ruy é professor, de formação. E Filósofo.
Formado na UFRGS, foi assistente do professor Ernani Maria Fiori na cadeira de Introdução à Filosofia. Lecionou Filosofia no Colégio Israelita Brasileiro e no colégio João XXIII e foi professor de Psicologia da Educação na UFRGS.
Fonte: http://www.encontroscomoprofessor.com.br/06/07/2011
Imagem da Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário