sexta-feira, 4 de março de 2011

Os gaúchos na CeBIT

A feira CeBIT ocorre em Hannover, na Alemanha.
 Foto: JOHANNES EISELE, AFP

A gauchada está marcando presença na CeBIT, feira de tecnologia que ocorre até sábado em Hannover (Alemanha).
A missão brasileira ao evento – organizada pela Associação Sul-Riograndense de Apoio ao Desenvolvimento de Software (Softsul) – conta com 14 empresas, sendo seis gaúchas (CSI, Interact, Steffen & Pozzi, Spleet, STA Tecnologia e Unacorp).
Quem também está por lá para absorver tendências no setor é o pessoal da Sisnema Informática, que me mandou a fotinho abaixo.

Foto: Nei Maldaner, divulgação

Na imagem, o diretor de tecnologia da empresa, Giani Maldaner, está testando uma invenção do IAT, que é um instituto alemão de automação com pesquisas na área de interfaces cérebro-computador. No caso, usando aquela touca, consegue controlar um robozinho a partir do pensamento.
Confira o relato do Giani especialmente para o BlogdaVanessa.com:

“O uso não é incômodo, pois essas toucas não precisam mais de gel para fixar os eletrodos. Pequenas borrachas pressionam certas partes da cabeça. Há ainda os fios que ligam a touca ao computador, o que não permite total mobilidade, mas isso já está sendo estudado, pois os fios levam os sinais cerebrais ao amplificador. Há duas formas de implementar o uso: uma é pensar nas setas e a outra é imaginar os movimentos. É bem interessante. O computador faz a leitura do pensamento e transmite via wireless (sem fio) a um minirrobô, que se movimenta para frente, para trás e para os lados em um labirinto. Funciona bem. O robô consegue fazer todo um trajeto em oito segundos.”

A CeBIT 2011 reúne 4,2 mil empresas de 70 países.
Segundo a Softsul, esta é a 12ª vez consecutiva que o Brasil conta com um pavilhão na feira.
Os laços do país – e principalmente do Rio Grande do Sul – com o evento estão cada vez mais fortes já que será realizada de 10 a 12 de maio, no Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre, a primeira edição da Business IT South America (BITS), feira com a chancela da CeBIT.
A iniciativa é da Deutsche Messe por meio de sua subsidiária no Brasil, a Hannover Fairs Sulamerica, e já conta com 40 expositores confirmados. Como parte da programação do evento, a Softsul promoverá um congresso sobre tendências em TI, discutindo temas como computação na nuvem, redes sociais, virtualização, governo eletrônico e mobilidade, entre outros.
Para quem quiser mais informações: http://www.bitsouthamerica.com.br/.
---------------------------------------
Posted: 03 Mar 2011 10:38 AM PST

Fonte: http://wp.clicrbs.com.br/vanessanunes 03/03/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário