segunda-feira, 30 de maio de 2011

Fórum Internacional Software Livre (Fisl)

Coordenador do Fisl12 conta o que esperar do
principal evento de tecnologia do Estado



De 29 de junho a 2 de julho, Porto Alegre receberá pelo 12° ano o Fórum Internacional Software Livre (Fisl), um dos mais tradicionais eventos de tecnologia do país.
Com público esperado de 7,5 mil a 8 mil pessoas, a edição deste ano será realizada no Centro de Eventos da PUCRS e terá 12 salas de atividades simultâneas das 9h às 18h durante os seus quatro dias.
No total, serão mais de 400 palestras/debates/oficinas, mas o Fisl também conta com encontros de grupos de usuários, mostra de negócios (oportunidade de conhecer o que as empresas estão desenvolvendo em software livre) e festas (terá, por exemplo, o circuito de bares, algo na linha “mostre o crachá do evento e ganhe um desconto”).
A programação diversificada contempla de hackers a um público mais leigo, que vê no Fisl uma oportunidade de aprender mais sobre esses softwares que têm o código aberto (a receita de como são feitos não é mantida em segredo) e podem ser copiados, modificados e distribuídos livremente. O Fisl tem também levado o tema da liberdade para uma esfera além do desenvolvimento de software, por exemplo, discutindo as ameaças às liberdades dos internautas.
Foto: Cynthia Vanzella, Agência RBS, banco de dados

Em entrevista ao blog por telefone, Ricardo Fritsch (foto), coordenador geral da Associação Software Livre (ASL), que organiza o evento, adianta algumas discussões e atividades que podemos esperar do encontro deste ano.

Confira o que Fritsch disse sobre:

O tema principal do Fisl deste ano
O Fisl tem como slogan “Tecnologia que liberta”, então a gente vai falar sobre a questão da neutralidade na internet, que é algo que tem muito a ver com a questão da liberdade. Se há interferência para passar dados de um lado para outro das redes, a liberdade não existe e não conseguimos compartilhar o conhecimento.
O nosso coordenador adjunto da ASL, o Thomas [Soares], até comentou: “as ruas são um bem de acesso público, as redes também têm que ser um bem de acesso público”. Caso contrário, o que poderia ocorrer é que, numa determinada rua, um veículo de uma determinada marca poderia andar a 80 km/h enquanto outro só a 30 km/h. Isso seria desigual. Essa discussão sobre tráfego da rede é muito grande nos Estados Unidos e na Europa. Com a questão toda da alta privatização das redes no mundo todo, há poucas companhias com o controle da rede.

Palestrantes

Estamos reforçando neste ano o “i” do Fisl, trazendo uma quantidade bem grande de palestrantes internacionais. Já são quase 30, e a gente está a todo momento confirmando novos nomes.
Entre eles, de novo, vem o Maddog, que é figura carimbada no Fisl [John Maddog Hall é o presidente da Linux Internacional e está com um projeto bem legal chamado Cauã, com proposta de inclusão digital e profissionalização de quem trabalha com software livre]. Virá também o Simon Phipps [diretor da Open Source Initiative], e o Randy [Schwartz], da linguagem Perl. [Destaque também para a participação de representantes da Wikimedia, a fundação responsável pela enciclopédia colaborativa Wikipédia.]

Palestras técnicas, para um público especializado
O perfil dos palestrantes internacionais vai mesmo nessa linha [palestras mais técnicas/avançadas].
Nossa proposta é trazer os principais nomes mundiais. Se vamos falar de MySQL, vemos quem são os principais caras dessa área e então convidamos. Vemos quem são os de Java, da Mozilla, do Fedora, do Google, assim por diante.

Mobilidade

Vamos falar muito sobre dispositivos móveis no Fisl deste ano. Vem o pessoal do Android, do Google, e também do MeeGo [trata-se de um sistema operacional para plataformas como netbooks, desktops, smarptphones, tablets, sistema de navegação automativa etc].
O Android, pelo fato de ser um software livre e ter uma grande empresa por trás, a Google, fez com que grandes fabricantes de dispositivos móveis passassem a utilizar essa plataforma. Cada um tem investindo um pouco para ter versões melhores do Android.
Durante o Fisl, também vai ter o APPCircus Show, pela primeira vez no Brasil. Serão apresentados 10 aplicativos pelos seus desenvolvedores e será escolhido o vencedor.

O Fisl das mulheres

O pessoal do grupo Feminino Livre está com um conjunto de atividades no Fisl deste ano para valorizar o público feminino na área de TI.

Ubuntu
Em termos de sistema operacional, eu saudaria a presença da Canonical no Fisl. É a primeira vez que o Ubuntu [uma das distribuições Linux mais populares] vai estar de forma orgânica dentro no evento.
O Ubuntu acabou sendo a marca de Linux que já chegou de mais perto do usuário final. Ao longo dos anos, a parte de usabilidade do Linux com o Ubuntu ganhou outras cores. Inclusive, o pessoal da Canonical está trazendo uma pesquisadora de usabilidade de softwares para palestrar no Fisl.

Crescimento do uso do software livre
Na última terça-feira, foi o lançamento do Gabinete Digital do governo Tarso [Genro, governador do RS]. Há coisas importantíssimas nisso. A primeira delas: o Rio Grande do Sul voltou ao software livre. E é interesante que, quando a gente olha as estatísticas de acesso ao Gabinete Digital, a maioria (60%) foi com outros navegadores que não o IE [Internet Explorer, browser de código proprietário da Microsoft], que chegou a 40%.
A tecnologia está libertando as pessoas. O pessoal da Caixa não faz uma propaganda cada vez que a gente aposta na Mega Sena: “parabéns, você usou software livre”. Isso não é necessário, mas é importante que a gente tenha plataformas livres que possam ser usadas por quem quiser.
Outro exemplo é o da urna eletrônica no Brasil. Como a gente faz transparência com software? É apenas usando software livre. Com software proprietário, com código fechado, a gente não consegue saber o que tem lá dentro.

E aí, você irá ao Fisl?
Lembrando:

O que é? 12° Fórum Internacional Software Livre (Fisl12)
Onde e quando? No Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre, de 29 de junho a 2 de julho
Informações e inscrições pelo site www.fisl.org.br. O evento será transmitido ao vivo pela internet via TV Software Livre
Foto: Thaís Rucker, ASL, divulgação
--------------
Fonte: BlogdaVanessa.com 29/05/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário