segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Não há meio que dê conta de uma 'narrativa' tão vasta como a humana

Luiz Felipe Pondé*




Ilustração Luiz Felipe Pondé de 14.ago.2017
"O mercado é, antes de tudo, uma realidade moral: o modo com que os seres humanos, sem saber precisamente como, chegaram a viver e colaborar de forma não consciente, mas razoavelmente eficaz."

Dito de forma direta: não temos a mínima ideia de como a ordem social se dá. Uma das maiores falácias do nosso debate é a tentativa de dar uma fundamentação à ordem social que seja "clara e evidente". Quantas horas perdidas dos alunos fazendo com que eles acreditem em ideias cozidas nos gabinetes dos intelectuais, fruto de teorias tão "metafísicas" (ou mais, até) do que a do pecado original.

Alguns dizem que foi a corrupção de uma natureza humana que vivia em eterno equilíbrio no campo. Outros dizem que foi uma guerra geral de todos contra todos. Outros ainda que são os afetos que fundamentam a sociedade. Tampouco foi uma luta de classes, nem os desígnios de um Deus misericordioso (todas hipóteses metafísicas, igualmente).

Pode-se dizer o que quiser: a verdade é que numa sociedade distante dos bandos paleolíticos (nos quais a solidariedade interna ao bando parecia ser o modo de vida na época) como a nossa, gigantesca e permeada por "parcerias sem empatias pessoais", complexa e caótica, nada se sabe sobre um "fundamento" a ser descoberto que iluminaria o modo de criar uma "engenharia social ou política" capaz de mudar tudo. Não temos aparelho cognitivo que dê conta de uma tão vasta "narrativa".

Ninguém sabe como se organiza a sociedade de modo profundo. Nosso modo de viver evoluiu de forma espontânea até chegarmos a essa "ordem expandida" que é a sociedade histórica humana. Por espontânea aqui não quero dizer que não existiram modos de constrangimento, violência, parcerias não conscientes, medos, crenças espirituais e avanços técnicos racionais. Quero dizer que a soma total desses tópicos não produz um mapa suficiente para entendermos o que se passou ou o que se passa na humanidade. Não há uma chave mestra que abra essa caixa de Pandora.

É aqui que se encontra a pedra de toque daqueles que, como eu, entendem a noção de mercado como essencial para nos ajudar a entender essa ordem espontânea, justamente porque ela é dispersa, concreta, ambivalente, imprecisa, sem ter sido criada de modo "racional" por ninguém especificamente, mas empiricamente compreensível na prática cotidiana de todos nós, mesmo daqueles que mentem sobre isso.

O comércio parece ser uma rota rica para entendermos o modo das pessoas de se relacionarem de forma espontânea e generalizada. O mercado é um conceito moral, além de político ou econômico. Cheio de sombras, fantasmas e riscos –só mal informados acham o mercado um papai bondoso–, ninguém "criou o mercado", como pensa a nossa vã filosofia. Ele brotou do comportamento caótico humano, buscando estabelecer relações de sobrevivência, e, portanto, morais.

O erro crasso da ignorância sobre esse assunto é facilmente detectável: quem pensa que o mercado é um conceito prioritariamente econômico erra. O mercado é, antes de tudo, uma realidade moral: o modo com que os seres humanos, sem saber precisamente como, chegaram a viver e colaborar de forma não consciente, mas razoavelmente eficaz.

O mercado é, também, uma estrutura de coleta e disponibilização de informação. As mídias sociais representam essa realidade no plano imediato da acessibilidade da informação, por isso estão nos ensinando mais sobre nós do que anos de especulação das ciências humanas engajadas.

Uma das marcas essenciais desse mercado é o modo como a informação dispersa se organiza para produzir riqueza, regras, instituições. Gera com isso, também, sofrimentos de todos os tipos, devido a ambivalências dos atores envolvidos. Num certo sentido, somos incapazes de saber exatamente como tudo isso funciona porque não temos recursos cognitivos ou epistêmicos (isto é, recursos imediatos ou organizados de conhecimento) para mapear esse gigantesco processo que nos une e, ao mesmo tempo, nos afasta, mas que garante o funcionamento de um nível de riqueza e liberdade individual jamais visto no mundo.

Para saber mais sobre isso, leia "Os Erros Fatais do Socialismo" (Faro Editorial, 2017) de F.A. Hayek (1899-1992). Segundo Roger Scruton, um dos maiores pensadores da nossa época.
---------
*  Filósofo, escritor e ensaísta, pós-doutorado em epistemologia pela Universidade de Tel Aviv, discute temas como comportamento, religião, ciência.
Foto: Ricardo Cammarota/Folhapress
Fonte:  http://www1.folha.uol.com.br/colunas/luizfelipeponde/2017/08/1909596-nao-ha-meio-que-de-conta-de-uma-narrativa-tao-vasta-como-a-humana.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário