sábado, 21 de agosto de 2010

Contra o isolamento

ISOLAMENTO

Pessoas sociáveis tendem a ficar menos estressadas e a se cuidar maisUm círculo de amigos próximos e fortes laços familiares podem melhorar a saúde de uma pessoa mais do que exercícios físicos, perda de peso ou abandono do vício em álcool e cigarros, de acordo um artigo publicado no periódico científico Plos Medicine.

Pessoas sociáveis parecem colher recompensas extras de seus relacionamentos, ao se sentirem menos estressadas, cuidando melhor de si e se arriscando menos em sua rotina diária do que pessoas mais isoladas, segundo a revisão de estudos científicos. As pesquisas que avaliam o impacto de relacionamentos na saúde mostraram que pessoas que pertenciam a um grupo social mais amplo – de amigos, vizinhos, parentes ou todos juntos – tinham uma taxa de sobrevivência 50% maior.

O impacto notável das conexões sociais no bem-estar orientou pesquisadores a alertarem clínicos gerais e autoridades da área de saúde para que levem a solidão tão a sério quanto outros riscos como alcoolismo e tabagismo.

– A interação constante não é benéfica apenas psicologicamente, mas influi diretamente em nossa saúde física – afirma Julianne Holt-Lunstad, psicóloga da Brigham Young University, em Utah (EUA).

A equipe de Julianne revisou 148 estudos que rastreavam a interação social e a saúde de 308.849 pessoas ao longo de 7,5 anos, em média. A partir disso, os especialistas investigaram como a taxa de mortalidade variava dependendo do grau de sociabilidade de cada um.

Concluiu-se que ser solitário e viver isolado eram características que faziam tão mal a uma pessoa quanto fumar 15 cigarros por dia ou ser alcoolista. Ficou comprovado que os hábitos são tão perigosos quanto não se exercitar e duas vezes mais danosos à saúde do que ser obeso.

Julianne diz que a convivência com familiares e amigos pode ajudar em tempos difíceis e até a encontrar significado na vida.

– Quando alguém é conectado a um grupo e se sente responsável em relação a outras pessoas, esse senso de propósito e de significado se traduz em ter mais cuidado consigo e em assumir menos riscos.

Ela explica que não há um número definido de quantos relacionamentos são suficientes para aumentar o bem-estar, mas as pessoas relataram sensações mais positivas nos casos em que raramente se sentiam sozinhas: próximas a um grupo de amigos, mantendo bom contato com a família e tendo alguém em quem podiam confiar e contar como confidente.

No artigo do Plos Medicine, os autores apontaram que médicos, educadores e mídia costumam levar a sério os perigos do fumo e a importância de dieta e exercícios físicos. O que deve ser feito a partir de agora é estimular esses profissionais a adicionar os relacionamentos sociais à lista.

Um relatório da Fundação de Saúde Mental, divulgado em maio, culpou a tecnologia e as pressões da vida moderna pelo sentimento disseminado de solidão em grupos de todas as faixas etárias na Grã-Bretanha. A enquete com mais de 2,2 mil adultos descobriu que uma pesssoa em cada 10 às vezes se sentia sozinha, e uma em cada três gostaria de se mudar para mais perto da família.
__________________________
Tradução: Fernanda Grabauska
IAN SAMPLE - The Guardian
Fonte: ZH online, 21/08/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário