quinta-feira, 26 de agosto de 2010

RETIRO - O SER HUMANO

A crônica do Frei Irineu refere-se a um dos retiros anuais (22 a 27- agosto2010) que os frades capuchinhos fazem em Garibaldi, RS. A crônica retrata os textos e frases que foram lidos durante a semana dos retirantes. A orientadora foi uma religiosa embebida da sabedoria do povo e da Leitura Orante da Bíblia. Os leitores deste blog creio que não entenderão, mas os freis que participaram, sim.

Frei Irineu Costella*

Não é ficção, é realidade. A jovem, baixinha, mulher, freira hehehehhe. Em casa de freira tem lugar até para a poeira. Chegara do Araxás, das Minas Gerais, região da lama terapêutica, da água da beleza e da longevidade. Aproximara-se da pequena igreja abandonada. Levava uma pá, a Bíblia. Contemplava o céu, as estrelas, através do teto semidestruído da sacristia da igreja, onde crescia um grande sicômoro. Sua tarefa: descobrir o tesouro. Pensou no método, não na maiêutica aristotélica, mas o popular saca-rolha. Caminhos que devia percorrer: o ser humano, que é eclesial, consagrado e social.

O Horeb, a montanha de Deus. A sarça. Tirou a sandália para ver, olhar melhor. O anjo levou comida e bebida para que retomasse o caminho. Ouviu o Jaldemir Vitório sobre coisas que se acontecem no Araxás.

Quando chove lá fora, chuvisca no convento. Farmácias, botecos e salões de igrejas podem ser substituídos pela Palavra de Deus que penetra até a medula e cura. Cura mesmo, menino. Assuma a sua responsabilidade. Não seja vítima. Você é sujeito. Nasceu para ser feliz. Não se esconda, porque Ele encontra você onde estiver. Sabe tudo de você. A Palavra ainda não chegou à sua língua e conhecia você por inteiro. Você é grande. Pouco menor que um deus ele fez você.

A vida é oportunidade. A vida é a vida. Agarre-a. Ame-a. Admire-a. Saboreie-a. Enfrente-a. Cante-a. Mereça-a. Promova-a. Busque-a. Porque Ele é o pão da vida. Ele é a luz do mundo. Ele é a porta. Ele é o Bom Pastor. Ele é a ressurreição e a vida. Ele é o Caminho a Verdade e a Vida. Ele é a verdadeira videira.

Você, paradoxo, é itinerante, geográfico, psicológico, intelectual, eclesial e espiritual. Não um itinerante cartesiano, com principio, meio e fim, mas aspiral e, possivelmente, para cima. É tudo misturado. A vida é assim, misturada. E Ele deu os dez mandamentos para você ser feliz. O sexto foi acrescentando, o nono tem mais coisas que desejar a mulher do próximo. Mas, cuidado paradoxo, porque dentro de ti há uma mulher que te vive em segredo, ela faz o que a tua coragem não te deixa fazer.

Paradoxo, você quer ser feliz? Amarre a língua para a maledicência e solte-a para a benevolência. Essa é a lei que te fará feliz. Lei esmiuçadinha, cantadinha, no Salmo 119 e o seu centro é assim: Tua palavra é lâmpada para os meus pés, luz para o meu caminho.

A jovem do Araxás, cavou com a pá junto ao sicômoro da sacristia. Descobriu o tesouro com pedrarias de uma conquista que o proprietário de a muito havia esquecido.

E o vento voltou a soprar no sicômoro. Era o minuano vindo de Pelotas, Porto Alegre, Caxias do Sul, Ipê, Veranópolis, Vila Flores, Ijuí, Tramandaí , São José do Herval, São João do Sul e Praia Grande. Não levava consigo o medo paralisante e acovardador do deserto. Nem a ameaça da língua solta. Trazia consigo o suave perfume que ele, sicômoro, conhecia muito bem. E o som de um beijo que vinha vindo devagar, devagar... até pousar lentamente em seus lábios. E o sicômoro sorriu. Era a primeira vez que ele fazia isso com tamanha felicidade.

Sílvia, estou retornando, disse ele.

O que é isso homem? Você foi à lua, a Marte, a Vênus, ao sol, quem sabe, você possa ir. E como lhe é difícil a viagem de si a si mesmo, para descobrir em suas inexploradas entranhas a insuspeitada alegria de conviver. Traga o Reino do Céu para a terra com a prática da justiça. Mude de atitude. Ame. Reze pelos inimigos. Assim, você será filho do Pai que está no céu. Afeto, cortesia, cordialidade. Queira bem. Goste. Aprecie. Estime. Seja amigo. Você é chamado para ser livre. Você pode ser feliz.

Textos lidos no Retiro
A Bíblia Pastoral
Paradoxo - Juvenal Arduini
O homem: As viagens - Carlos Drummond de Andrade
Ser Estranho - Jessé
_______________________________________
* Frade capuchinho. Pároco em Ijuí. Escritor. Colunista do Diário Gaúcho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário