sábado, 2 de maio de 2015

"Este Papa todos nós perturba"





Entrevista com o arcebispo Victor Manuel Fernandez, reitor da Universidade Católica Argentina


Quando um jornalista de frente para uma entrevista antes de uma personalidade decisiva no seu âmbito, uma das grandes expectativas é que quando você começar a falar "títulos de pneus." Estes sutil, afiado, conteúdo claro, que nos fazer parar, que vai indicar onde a nota, essas instâncias em que os afiata inesperados entrevistou o leitor provável e parceiro ocasional. Esta expectativa é mais do que cumpriu com o arcebispo Victor Manuel Fernandez, reitor da Universidade Católica Argentina (UCA).
 
Acaba de publicar um novo livro ── é um autor prolífico por muitos anos: 300 títulos ──: Breve Guia para aplicar Evangelii Gaudium, editorial San Pablo de Argentina. Bom livro, mas mantém o diálogo.
 
Como você chegou a escrever este guia tão, tão Clarita na primeira encíclica (full) o papa Francisco, Breve Guia para aplicar Evangelii Gaudium? E como você alcançar aqueles --em 16 puntos-- que nada de essencial foi deixado de fora e adequado para todos os leitores?
Há uma grande dificuldade em aplicar os documentos da Igreja, para muitas pessoas, a mensagem básica de um documento permanecem em detalhes secundários e não chegam a capturar os eixos, as principais linhas. Assim, a maioria dos documentos grandes não são nenhuma aplicação concreta. Isto torna-se mais grave com Evangelii Gaudium, porque o Papa apresentou como o "programa" de seu pontificado. O risco é que muitos amor para Francisco, mas não acabam aplicando o que ele propõe, e tudo permanece o mesmo. Portanto, eu Parecia urgente ajudam a capturar os principais temas da Evangelii Gaudium principalmente para mostrar como elas podem ser aplicadas nas dioceses, paróquias, movimentos, comunidades e instituições católicas.

Você acha que o mundo está pronto para entender a mensagem da vida cristã que oferece e propõe este texto?
A mensagem do Papa é clara, mas há três problemas: alguns dizem que eles não especificamente saber como aplicar o que ele pede, e eles escreveu este livro que pode ajudar. Outros não se aplicam as linhas do Papa sobre outro assunto, muito pós-moderno: simplesmente porque se sentem como, está confortável com seu estilo de vida e não quer gastar tempo e energia em algo que vai trazer um benefício imediato. Em terceiro lugar, os outros não se aplicam porque eles se trancam em sua própria ideologia e Francisco estão apenas esperando para morrer em breve não se sentem desafiados a mudar.

Por extensão, o que você entende. Isso acontece com pessoas, instituições, líderes de diferentes áreas quando quebras no Jorge Mario Bergoglio, Papa Francisco nível global?
Este Papa todos nós, também aqueles que pensam como ele perturba. Porque exige acima de tudo um novo estilo de vida, com outros objetivos, uma mudança exigente na forma como usamos o tempo ea energia, e uma capacidade de quebrar esquemas pessoais e tomar o lugar de um pior . Porque não é só para dizer que nós gostamos o que o Papa diz. O ponto é, tal como solicitado pelo constantemente viver mais destacada do nosso ego e nossos interesses pessoais, para viver mais generosamente, se atrevem a fazer contacto com as diversas periferias que não fazem parte do nosso círculo fechado, etc. Se nos apegarmos a nossos confortos, que, no fundo, estamos preocupados, isso nos perturba. Eu, pessoalmente, estou profundamente de acordo com as suas linhas de pensamento, mas estou longe de ser um exemplo do que ele propõe. Porque o grande problema atual é o de traduzir o pensamento em estilos de vida coerentes. Esse é o drama da Igreja de hoje, que não reage.
 
No ano passado, você. Escreveu no jornal argentino Pagina / 12 um artigo intitulado "A violência não pode ler." Interessante crítica e nítida dos meios de comunicação e sua capacidade de interpretar textos eclesiásticos. Como é a mídia, o jornalismo? Como pondera comunicação da Argentina Igreja tanto recursos de mídia religiosas e não-religiosas?
Peço-lhe que me permita me debruçar sobre esta resposta, porque é vital. A questão dos meios de comunicação é realmente parte de um problema maior, o que afeta a cultura atual em geral. Mas eu não estou dizendo que você tem que criticar a cultura dos pobres ou menos educados. Em vez disso, eu quero dizer a cultura de setores intelectuais profissionais, que se consideram os verdadeiros intérpretes da realidade. Por quê? Porque alguns trabalho sério e profundo de tentar entender os outros em suas preocupações, entender seu ponto de vista seja tomado.
 
Na maioria das histórias de notícia se percebe que procura servir algum detalhe a política editorial ou os donos do próprio meio, ou um interesse particular político, econômico, etc. O que o outro realmente quer transmitir a parte da verdade em suas palavras, o que ele pretende contribuir para a sociedade, pouco interessados ​​e às vezes nada. Assim, a informação adequada para servir a sociedade para formar sua própria opinião não é oferecido. Os membros da Igreja estamos preocupados que as manchetes não refletem o que queremos contribuir, ou apenas alguns detalhes, mas não a fundo para se comunicar.
 
No entanto, a Igreja na Argentina não tem problemas com a mídia, ele não está diretamente confrontados com eles. A relação entre os bispos e jornalistas geralmente é excelente. Sinto-me muitas vezes falar com os repórteres, tentando analisar em profundidade um problema, e nós entendemos. Acho que o problema não é os jornalistas, mas o filtro de informações imposta por interesses de publicação, de modo que se tornou normal que as coisas são tomadas fora de contexto, parcialicen, distorcida para a conveniência do momento. Nós temos que nos resignar a fazer isso acontecer? Não é possível outro tipo de jornalismo?
 
Também temos de reconhecer que há um ponto essencial que os outros muitas vezes não entendem: um bispo ou sacerdote normalmente evitar ser identificado como pró-governo ou oposição, porque um ministro é devido a todos, e tente não assustar ninguém, porque isso iria perder possibilidade de ajuda. Se forem colocados muito longe do lado de um sector político, ou contra, acabamento fechando as portas para aqueles que não têm escolha política pode causar para ficar longe da Igreja, e até mesmo para não pedir a pastoral como a morte se aproxima, por exemplo. Eu testemunhei muitos casos destes. Quando um ministro faz uma reivindicação para a ação política (nacional, provincial ou local) sempre faz isso como um adversário político, mas como um pastor que, vivendo a dimensão social do Evangelho, defendendo a dignidade das pessoas e os grandes princípios sociais. Da mesma forma, se um bispo acompanha qualquer iniciativa política, fá-lo por considerar bom para seu povo e não porque ele está apoiando a campanha de pessoal político. E ele faz isso sabendo que ninguém é perfeito e que normalmente vem de trigo entremeadas com o joio.
 
Além disso, se um leigo ou um grupo de leigos faz uma escolha partidária e de opinião a favor ou contra um partido, está no seu direito, mas você não pode dizer que "a Igreja disse ...". Mesmo quando se fala de um bispo solto ou grupo de bispos, ou uma universidade católica, pode-se dizer que "a Igreja disse". Se alguma vez você quiser expressar uma opinião como Igreja na Argentina, os bispos se encontram, eles discutem vários dias na íntegra, estão sendo colocados sob gradualmente tom do texto e acentos, e, finalmente, votar.
 
Os meios de comunicação não costumam entender tudo isso, e às vezes você tenta forçar uma palavra ou frase para ser o intérprete na linha de um certo interesse político partidário. Isso faz com que seja muito difícil para os ministros da Igreja deixar a sociedade começa a nossa contribuição específica.

Muitos sugerem que sua principal meta como presidente é trazer a Universidade para os setores mais pobres da sociedade, criando sinergias para superar e compreensão mútua. Isto é assim?
Desde que vim para o UCA, além de lidar com as múltiplas demandas de gestão ordinária (revisão das carreiras, os salários dos professores, procedimentos melhorados, promoção da investigação, etc.) teve quatro preocupações que eu falei várias vezes com o então Cardeal Bergoglio.
 
Um é aprofundar a vida espiritual da comunidade universitária, e neste sentido a abertura da igreja principal da Universidade (com cinco missas diárias e adoração contínua de Jesus Eucaristia) foi uma grande alegria.
 
Outra preocupação é enfatizar a dimensão social da vida universitária, comprometida com os pobres. Este tomou forma em vários programas de responsabilidade social desenvolvidas 1-11-14 especialmente na cidade de Buenos Aires, mas também na sede do Rosário e Paraná. No ano passado houve um fato muito eloqüente nessa linha: os alunos da Faculdade de Música ensinou a tocar vários instrumentos a adolescentes da cidade (violino, oboé, etc.) e uma orquestra de jovens que jogaram em um salão formaram a UCA, incluindo obras de Mozart. Eles também desempenhou um papel na Piazzola acompanhado por um bandoneonista profissional do Teatro Colon. Veja o resultado desse esforço, a alegria dos pais eo sentido de dignidade que esta suscitava estes adolescentes foi um dos melhores momentos que passei na UCA.
 
Uma terceira preocupação é a presença pública do UCA, que é um fórum de diálogo com a sociedade e seus problemas. Ele queria fortalecer o ODSA (expansão do número de casos, o desenvolvimento de novos temas, colocando-o em um diálogo interdisciplinar, etc.). Na mesma linha que eu queria a reitoria era um espaço para uma conversa sobre a sociedade, constantemente recebendo políticos, sindicalistas, empresários, profissionais, artistas.
 
Finalmente, uma quarta linha de trabalho foi o de promover a integração: o diálogo entre diferentes ciências, carreira, faculdades, etc. Isso se refletiu, por exemplo, em alguns cursos e conferências organizados e oferecidos quatro ou cinco faculdades em conjunto. E no mesmo sentido, para garantir que as questões teológicas e filosóficas são mais conectados com cada pensamento próprio corpo docente e realmente começar a penetrar no pensamento dos alunos ao invés de ser um fardo ou um incômodo.  

Você é considerado um dos homens mais confiáveis ​​do Papa Francisco, consulta individual por seus muitos teológica, eclesial e pastoral de perto perícia. Como viver esta instância de serviço de um papa que sabe muito e por tanto tempo? E quase em casa, como ele viveu, que agora lendário 13 de março de 2013?
Eu acho que, como cada bispo, eu tenho que ajudar a compreender as propostas do Papa, porque da minha fé católica Estou convencido de que ele tem uma iluminação especial do Espírito e eu acho que ele é a pessoa que a Igreja precisa hoje. A mesma coisa que fizemos com Bento XVI: que o esforço para entender o que ele estava pedindo de nós e para explorar o seu contributo específico. O problema é que alguns ouvem um papa somente se ele corresponda às suas idéias ou sua própria mentalidade. Estes, embora pareçam muito conservador em doutrina, basicamente parece ter fé na assistência especial do Espírito Santo, que Jesus prometeu ao Papa. Sua pergunta é muito pessoal. Eu acho que eu entendo o que Francis está propondo, mas seria um grave erro de perguntar-me ouvir a mim em vez de ajudá-lo a compreender e aplicar o que este grande pastor nos propõe. Viva com gratidão paternidade do Papa. Eu não posso me apresentar como um amigo, mas como uma criança e testemunhar a imensa misericórdia deste grande homem que nos mostra a proximidade ea generosidade de Jesus Cristo.
 
E a 13 de março de 2013 eu estava atordoado. Alguns dizem que foi anunciado. Eu não esperava. Posso dizer-lhe com toda a sinceridade que ele estava convencido de que a mesma renúncia de Bento XVI expressou a necessidade de iniciar um estágio muito diferente na Igreja, que foi se afastando de pessoas. Mas ele não sabia quem poderia ser a pessoa certa para liderar. Quando eu vi Bergoglio na varanda eu disse a mim mesmo: "Como poderia eu ser tão curto e incrédulo? Se ficou claro que este era o homem para este tempo da Igreja e do mundo. "Tudo o que aconteceu em seguida, e do lugar que tem a palavra do Papa no coração das pessoas e os debates de internação, ele confirmou.
 
Gostaria de compartilhar uma experiência pessoal com o cardeal Bergoglio naqueles dias de Aparecida no Brasil?
Eu escrevi um livro sobre Aparecida, que inclui um jornal onde eu narrado em detalhes o que estava acontecendo e que explicava o significado do que é decidido. Mas você me perguntar sobre uma experiência pessoal relacionada ao Papa Francisco.
 
Eu digo a você que eu vi nele durante esse mês. Admirei sua imensa paciência, como se totalmente aliviado de ansiedade e obsessão (eu possuo defeitos). O projecto não impôs certas idéias ou para alcançar resultados deslumbrantes. Ele estava interessado em que as pessoas expressem, dialogando muito debatida, e foi gradualmente encontrar um amplo consenso. Ele presidiu o comitê de redação do documento e eu participei. Eles estavam passando perigosamente dia e não estava emergindo de que poderíamos chegar a elaborar um documento. O risco de estar fora do tempo e não ter um texto concluído correu. Mas ele estava determinado a não se apressar ou forçar as coisas. Por isso, nos últimos três dias foram uma corrida louca para conseguir fechar o texto. O mesmo Bergoglio ficou até 3 ou 4 da manhã (quando o hábito era ir para a cama às 21.00). Acabamos que pudemos, e se o último dia disse: "Gostaríamos de ter tomado um dia."
 
Então, ele sabe-que esse documento não é uma jóia literária ou um modelo de ordem e harmonia textual. Mas tem valor imenso, que é o que daria Bergoglio: ele expressa o consenso real, forjada em uma intensa, diálogo paciente e prolongado. Isto permitiu que a Igreja na América Latina para recuperar um sentido de identidade, liberdade e emoção. A Conferência anterior de Santo Domingo tinha sentido como excessivamente impulsionado pela Cúria do Vaticano, que queria manter as coisas consideradas inconvenientes dizer. Então Bergoglio queria Aparecida voltou para a Igreja na América Latina a experiência de liberdade responsável, e cujo documento realmente expressar as preocupações dos participantes.
 
Você poderia comentar sobre a nova encíclica sendo preparado pelo Papa sobre o ambiente?
Eu sabia que a encíclica do Papa sobre o meio ambiente será uma contribuição diferente de Evangelii Gaudium. Porque ele vai ser um texto muito mais pensativo, que ajudam a entender a profundidade do pensamento de Francisco. Sabe-se que foi desenvolvido em consulta com centenas de pessoas, e isso significa um grande esforço interdisciplinar para mostrar que o pensamento cristão a sua fertilidade em diálogo com as ciências e as preocupações da sociedade. Nesse sentido eu sinto que é um muito nova e enriquecedora encíclica, seu estilo, sua maneira de abordar o assunto, sua metodologia, sua linguagem. Claro, eu não acho que não há estas frases afiadas e exortatórias que caracterizam este Papa. Ouvi que sai no final de maio, e, portanto, vai antecipar as reuniões de julho que irá preparar a cimeira de fim de ano sobre o meio ambiente (Paris). Isso nos leva a pensar que vai representar enormes exigências sobre política internacional.
 
E a última questão já no estribo. Foi relatado que o trabalho está sendo feito em nível universitário (diversas universidades, incluindo o UCA) sobre um projeto sobre drogas / narcóticos por ordem do Papa Francisco.
Há realmente apenas um espaço de diálogo entre algumas universidades e outras instituições, mas que é in fieri, algo ainda não está terminado de academicamente e profissionalmente. Em relação ao Papa Francisco, ele geralmente não solicitou esse tipo de coisa. O que ele sempre faz, quando alguém diz que um projeto, a saber: "Forward". Isso não significa que ele estritamente o solicite. O UCA participa nestas reuniões, porque estamos todos interessados ​​em trocar pontos de vista e pensar sobre possíveis projetos.
 
Por outro lado, o UCA já tem um abuso de substâncias e vícios Barómetro, trabalhando com os parâmetros científicos, e que fará sua primeira aparição em meados de maio. Ele inclui um estudo quantitativo do consumo de drogas na Argentina baseado em 5.700 casos ao longo de um aprofundamento sobre a cidade de La Plata, juntamente com um suplemento qualitativo baseado em partes da Grande Buenos Aires.
 
O grande valor deste barómetro é que a cada ano apresenta um relatório que será comparado com os dados do ano anterior e avisar evolução. Isso eu tenho falado com o Papa, a fim de acompanhar a sua preocupação com esta questão, e como sempre me disse: "Forward".
 
VIRGINIA Bonard
Com a valiosa colaboração de Natalia Ramil
Fonte:  http://www.celam.org/noticelam/detalle.php?id=MTM4Nw==

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