quinta-feira, 21 de maio de 2015

Cada estação da vida tem o seu paraíso.

Enzo Bianchi* 

"Belas imagens, mas que desapareciam velozmente, porque a fé racional me impelia a compreender que o paraíso não era um lugar, e sim uma condição de comunhão com o Senhor".

Todo cristão que recita o “Credo”, a profissão de fé, diz: “Creio na ressurreição da carne e na vida eterna. Amém”, e este crer não é periférico, mas fundamental na fé cristã. O cristão crê, portanto, que haja um após a morte, uma vida plena para sempre, na qual não haverá mais pranto, nem dor, nem doença, nem morte, mas a alegria eterna da comunhão, através de Jesus Cristo, com Deus e com os homens e as mulheres salvos ou salvas por Ele. Também eu, enquanto cristão e monge, partilho desta esperança, mas confesso que o meu imaginário é muito pessoal e se modificou nas diversas estações de minha vida. A questão que se me põe: “Como imaginas o paraíso?”, me impele, portanto, a dar diversas respostas.

Acima de tudo, o paraíso é uma imagem que nos é transmitida quando somos pequeninos, e assim foi também para mim. Quando morreu minha mamãe eu tinha somente oito anos. Perguntava para onde tinha ido, porque ainda não conseguia compreender a morte, e me respondiam: está no paraíso, num belo jardim, e lá passeará entre as abróteas, flores muito perfumadas. Assim, portanto, eu imaginava o paraíso e esperava ir para lá em breve, para reencontra minha mamãe e ver estas flores perfumadas que ninguém sabia descrever-me, porque em Monferrato ninguém jamais as vira.
Com a juventude e os estudos bíblicos, elaborei outras imagens, frequentemente em contraposição ao possível resultado oposto: os infernos, lugar de perdição, longe de Deus e de todos os outros.

O paraíso assumia as imagens da Bíblia que eu lia e estudava: um lugar pleno de luz, no qual jamais havia noite; um lugar de paz, sem litígios, disputas, violências, guerras; um banquete com abundância de comidas requintadas e de vinhos refinados; tanta música e a possibilidade de estar juntos, numa festa contínua... Belas imagens, mas que desapareciam velozmente, porque a fé racional me impelia a compreender que o paraíso não era um lugar, e sim uma condição de comunhão com o Senhor. Agradava-me, todavia, a imagem da refeição com pratos sempre novos e de gosto extraordinário, da escuta de músicas que tornavam a eternidade suportável...

Depois as imagens do paraíso ainda mudaram, entre dúvidas, renovação da esperança, às vezes também cansaço das próprias imagens e desejo de renová-las. Agora que sou idoso, o paraíso ou a saída contrária do inferno estão sempre mais próximos: não escondo certo pavor que me habita no pensamento da morte, porque creio no julgamento de Deus sobre minhas responsabilidades, sobre meu agir que tem sido bom ou mau. Espero principalmente que ninguém vá ao inferno; mas, se alguém for, então – me digo – corro o riso de também eu ir para lá, pois não me sinto tão diverso dos outros no consentir ao egoísmo que me habita. E as imagens do paraíso, como idoso? Sumiram. Hoje não consigo dizer, não consigo imaginar, não ouso sequer pensar em dizer algo que o descreva. Na minha fé só existe uma coisa: uma grande comunhão em Jesus Cristo, na qual reinará o amor.

Estou convencido que, quem o amou aqui na terra, o encontrará também lá, e assim continuarão o nosso amor e a nossa amizade. Se eu pensasse em ir para lá e não encontrar mais os meus amigos, preferirei não ir para lá! Espero reencontrar esta terra que tanto amei, certamente por Deus transfigurada, mas ainda esta terra com suas colinas, suas vinhas e seus bosques... Sim, gostaria que continuassem as “histórias de amor” vividas aqui: antes, que retornassem aquelas que se interromperam e, sem ciúmes nem concorrências, pudéssemos todos juntos bebere nas taças do vinho do amor. Para fazer-vos sorrir, caros leitores, vos confesso que tenho outro medo: de terminar, sim, no paraíso, mas junto a pessoas que não me agradavam, embora irmãos ou irmãos na fé e talvez também de renomada santidade. Não, isto propriamente não! Mas talvez, se Deus me salvar, terei mudado tanto que suportarei também isto. Contanto que o Senhor não me faça perder os amigos, aqueles que amei bem e aqueles que amei mal: vou querê-los comigo.
-----------------------
*Enzo Bianchi, prior e fundador da Comunidade de Bose, em artigo puvblicado no sítio Il Fatto Quotidiano, 18-05-2015. 
A tradução é de Benno Dischinger.
Fonte: IHU online, 21/05/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário