Entrevista Matthieu Ricard
Monge francês vira cobaia em pesquisas sobre o impacto da meditação no cérebro e garante: bem-estar
é questão de prática
FERNANDA MENADE SÃO PAULO
Dizem que a felicidade não se compra (apesar de muita gente duvidar
disso). Os experimentos científicos de que o monge budista Matthieu
Ricard participou, no entanto, introduzem uma nova máxima: é preciso
treinar o cérebro para ser feliz.
Há 40 anos, o francês abandonou a carreira como doutor em biologia
molecular e se mudou para a região do Himalaia, onde virou monge. Nos
últimos 15 anos, reconciliou ciência e meditação ao virar cobaia de uma
série de estudos que investigam os efeitos da meditação, da compaixão e
do altruísmo no cérebro.
Ricard, 69, está no Brasil para três palestras esgotadas, e lança, hoje,
às 19h, na Associação Palas Athena (al. Lorena, 355, São Paulo), o
livro "A Revolução do Altruísmo", em que esquadrinha mais de 1.600
estudos sobre como a meditação secular altera as estruturas e funções
cerebrais, ativando as áreas ligadas às emoções positivas.
Leia, a seguir, entrevista concedida à Folha.
Folha - Você é apresentado como o homem mais feliz do mundo. O que isso quer dizer?
Matthieu Ricard - (Risos) Isso não quer dizer nada. Trata-se de uma distorção feita por um jornal britânico a partir de uma pesquisa científica sobre os efeitos da compaixão, do amor e da bondade no cérebro, da qual participei, feita pelo neurocientista Richard Davidson, da Universidade de Wisconsin (EUA).
Matthieu Ricard - (Risos) Isso não quer dizer nada. Trata-se de uma distorção feita por um jornal britânico a partir de uma pesquisa científica sobre os efeitos da compaixão, do amor e da bondade no cérebro, da qual participei, feita pelo neurocientista Richard Davidson, da Universidade de Wisconsin (EUA).
Nela, vários meditadores experientes tiveram seus cérebros escaneados
durante a meditação e foi mapeada atividade intensa e muito poderosa nas
áreas relacionadas a emoções positivas. O resultado superou tudo o que
já havia sido reportado em neurociência, mas não existe base científica
para dizer quem é a pessoa mais feliz do mundo.
O que é felicidade, então?
Felicidade é bem-estar. Não é busca incessante por sensações prazerosas. Tudo bem querer sentir prazer, mas é algo efêmero. Felicidade é outro negócio: é realização, satisfação e florescimento.
Felicidade é bem-estar. Não é busca incessante por sensações prazerosas. Tudo bem querer sentir prazer, mas é algo efêmero. Felicidade é outro negócio: é realização, satisfação e florescimento.
Felicidade é consequência de várias qualidades, entre elas a liberdade
interior. Não liberdade para você fazer o que quiser, mas em relação a
pensamentos que escravizam. Obsessões, ganância, raiva, ciúmes,
arrogância.
Depois de 15 anos de pesquisas e encontros com cientistas, cheguei à
conclusão que altruísmo é a mais importante das qualidades que compõem a
felicidade.
Vivemos num mundo em que parece haver mais individualismo, ganância e corrupção que altruísmo.
A gente subestima enormemente o fato que, na vida cotidiana, há muito mais gestos de bondade e gentileza que de agressividade ou maldade. Não prestamos atenção no fato de as pessoas se reunirem nas ruas ou no trabalho sem se estapear a cada cinco minutos. Achamos normal. Mas se em uma ocasião apenas dois colegas de trabalho trocarem socos, isso será assunto para o mês todo.
A gente subestima enormemente o fato que, na vida cotidiana, há muito mais gestos de bondade e gentileza que de agressividade ou maldade. Não prestamos atenção no fato de as pessoas se reunirem nas ruas ou no trabalho sem se estapear a cada cinco minutos. Achamos normal. Mas se em uma ocasião apenas dois colegas de trabalho trocarem socos, isso será assunto para o mês todo.
Como podemos ser mais felizes e altruístas, então?
Se observar o que faz em um dia, vai ver que é gentil na maior parte do tempo.
Um estudo suíço pegou mil pessoas e pediu que catalogassem suas
atitudes: 75% eram ações positivas; outra porção era neutra e uma fatia
mínima era má e antissocial.
Há uma ideia de que somos naturalmente egoístas e individualistas.
Pesquisei mais de 1.600 estudos, e isso não encontra respaldo.
Como explicar a noção darwinista de que há competição e conflito pela vida e que apenas os mais aptos sobrevivem?
Isso é Herbert Spencer (1820-1903), a luta de todos contra todos. Isso não é Darwin, que fala muito mais de cooperação do que de competição. A tendência mais atual do darwinismo é que, além da óbvia competição, a cooperação foi crucial na evolução.
Isso é Herbert Spencer (1820-1903), a luta de todos contra todos. Isso não é Darwin, que fala muito mais de cooperação do que de competição. A tendência mais atual do darwinismo é que, além da óbvia competição, a cooperação foi crucial na evolução.
Uma pesquisa feita em 35 países perguntou sobre os dez fatores que mais
contribuíam para o bem-estar das pessoas, incluindo riqueza, que ficou
em sexto lugar. Em primeiro ficou "qualidade das relações sociais", e
isso tem a ver com comportamentos altruístas.
É possível treinar o altruísmo? É algo que deveria ser ensinado nas escolas?
Com certeza! Há estudos com crianças de pré-escola. Elas recebem treinamento três vezes por semana, por 40 minutos, de atividades de cooperação e meditação. Após dez semanas, o comportamento se altera e a discriminação com quem é diferente diminui. A meditação apresentada às crianças é secular. Não há religião envolvida.
Com certeza! Há estudos com crianças de pré-escola. Elas recebem treinamento três vezes por semana, por 40 minutos, de atividades de cooperação e meditação. Após dez semanas, o comportamento se altera e a discriminação com quem é diferente diminui. A meditação apresentada às crianças é secular. Não há religião envolvida.
Acabei de voltar de um laboratório de neurociência nos EUA, no qual
estamos estudando mudanças no cérebro daqueles que praticam meditação. O
resultado: 20 minutos diários por um mês já modificam a estrutura e o
funcionamento do cérebro, ativando áreas ligadas a emoções positivas e o
volume das áreas ligadas à aprendizagem e ao controle emocional.
Como você vê a meditação extrapolando a seara espiritual para ganhar a científica?
É importante desmistificar o conceito de meditação, muitas vezes visto como algo exótico. Muita gente acha que meditar é esvaziar a mente e relaxar. Bobagem. A palavra em sânscrito e em tibetano significa "cultivar". Meditar é cultivar um estado mental. É um treino. O segredo é praticar. Quem toca um instrumento tem de treinar e treinar até desenvolver seu potencial. Ninguém espera tocar piano sem treino. Por que esperar que compaixão, altruísmo, liberdade interior e concentração ocorram magicamente? Não faz sentido.
É importante desmistificar o conceito de meditação, muitas vezes visto como algo exótico. Muita gente acha que meditar é esvaziar a mente e relaxar. Bobagem. A palavra em sânscrito e em tibetano significa "cultivar". Meditar é cultivar um estado mental. É um treino. O segredo é praticar. Quem toca um instrumento tem de treinar e treinar até desenvolver seu potencial. Ninguém espera tocar piano sem treino. Por que esperar que compaixão, altruísmo, liberdade interior e concentração ocorram magicamente? Não faz sentido.
O budismo enfatiza muito o treinamento da mente. E pesquisas feitas com
eletroencefalograma e com máquinas de ressonância magnética estão
apontando para os efeitos desse treinamento no cérebro, no sistema
imunológico e na diminuição de doenças como a depressão.
Não há mistério. Treine, de novo e de novo. Você pode começar com algo
fácil, como a concentração em um objeto ou em sentimentos de amor que
tem por uma determinada pessoa. Se o pensamento desaparece, você o
reaviva. Se a mente se distrai, você a traz de volta. Cinco, dez, vinte
minutos diários. Isso é meditação. Quanto mais praticar, mais
significativas serão as mudanças no cérebro e no seu comportamento.
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Fonte: Folha online, 17/05/2015
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