quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Decepcionando leitores

Juremir Machado da Silva*
 Resultado de imagem para anarquista
Eu me reconheço numa frase de Edgar Morin: “Eu não pertenço a vocês”. Não sou de ninguém. Não sou confiável. Todos se enganam comigo. Não tenho partido, não tenho sindicato, não tenho candidato. Nunca votei no PT. Jamais votei no PP. Sempre duvidei da modernidade do PSDB. Nunca confiei no PMDB. Voto em pessoas. Nenhuma legenda me explica. Daí tantas ilusões em relação a mim. Às vezes, sou de esquerda. Outras, de direita. Jamais de centro. O centro é o extremo que se finge de moderado. Não votarei em Bolsonaro. Nem em Lula. Muito menos em Dória, Alckmin ou qualquer um dessa escória. Para mim, PT, PMDB, PP, DEM e PSDB deveriam desaparecer dando lugar a siglas limpas.

Meu papel é decepcionar todo mundo.

Não acredito que a condição sexual de cada uma seja cultural. Nasce-se heterossexual, homossexual ou bissexual. Os papéis atribuídos a cada condição é que não são naturais. Papai deve sair para trabalhar? Mamãe deve cuidar da casa? Essa distribuição de tarefas não está nos genes, mas na história. Eu sou uma decepção ambulante. Acho os governos de Michel Temer, José Ivo Sartori e Nelson Marchezan Júnior medíocres. Mas não contesto tudo o que eles propõem. Não vejo razão para uma gratificação de chefia depois de dez anos incorporar aos ganhos do funcionário mesmo que ele já não seja chefe. Sou tudo e nada: comunista e neoliberal, socialdemocrata e trabalhista, anacrônico e futurista. Anarquista.

Temo as corporações de toda ordem, sindicais e empresariais quando elas se fecham em seus “ideais”. Acredito em delatores. Acho que todos, inclusive Lula, têm culpa no cartório. Mas só aceito condenação com provas. Gosto da Lava Jato embora seja evidente a sua seletividade. Sou pela liberação das drogas – adultos têm direito de consumir o que quiserem e o combate fracassou – e a favor de campanhas poderosas contra o consumo de tudo o que causa dependência nociva. Sou a favor da polarização.

Ela tira a sujeira escondida sob o tapete.

O discurso da unidade sempre tem lado, normalmente o da direita afiada.

Gosto de botar os pingos nos is: somos um país racista, homofóbico, desigual, injusto, preconceituoso e elitista. O nosso maior problema não é a corrupção, mas a dívida jamais paga com a escravidão, que permeia nosso imaginário e nossa relação social. Os farroupilhas traíram os negros. A república foi um golpe de Estado. Dilma levou uma rasteira de uma quadrilha. Temer ficará no poder por ter o apoio da mídia e do mercado conservadores. As privatizações de Sartori são ideológicas. Marchezan quer ferrar funcionários acabando com o plano de carreira que lhes garante um mínimo de dignidade. Brigar para manter nome de ditador numa rua é pisotear a história.

Nunca estou onde me esperam. Sou infiel. O obscurantismo avança cancelando exposições, ameaçando peças de teatro, legitimando declarações de general golpista, autorizando tratar o que não é doença. A saída não está no regime militar nem no marxismo secular. Cavaleiro solitário, franco-atirador, estou em todos os lugares e em lugar algum. Eis a minha declaração inegociável de independência. Não sou lobo da direita nem águia da esquerda. Quintanamente passarinho.
------------------
 *Jornalista. Sociólogo. Graduou-se em História (bacharelado e licenciatura) e em Jornalismo pela PUCRS, onde também fez Especialização em Estilos Jornalísticos. Passou pela Faculdade de Direito da UFRGS, onde também chegou a cursar os créditos do mestrado em Antropologia. Obteve o Diploma de Estudos Aprofundados e o Doutorado em Sociologia na Universidade Paris V, Sorbonne, onde também fez pós-doutorado. 
Fonte: http://www.correiodopovo.com.br/blogs/juremirmachado/2017/09/10255/decepcionando-leitores/ 27/09/2017
Imagem da Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário