sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Como unir pessoas e processos para criar excelência operacional

Seminário HSM James Champy
Quando uma empresa começa a ter problemas,
é devido a uma força de mercado que desafia as premissas da estratégia
e isso faz com que as coisas deixem de funcionar

O professor James Champy, que participou do Seminário HSM, no dia 5 de agosto, afirmou que não é o estilo gerencial duro demais que determina o sucesso de uma empresa. “É importante que todos os modelos do sistema organizacional existam e estejam sintonizados”. Ele citou o exemplo da Puma, que tem como meta tornar-se a “empresa mais cobiçada de sportslifestyle” e aproveita as oportunidades oferecidas pelo mercado para fortalecer sua posição. Ele ressaltou que as categorias de produtos se originam de “Esportes” e têm continuidade em “Estilo de Vida” e em “Moda”, e que estão sempre na vanguarda do design. Para retornar ao essencial, o professor aconselha responder às seguintes perguntas:

• Você compreende seus pontos fortes?

• Já analisou realisticamente seu desempenho?

• Conhece as causas sistêmicas de seus pontos falhos?

• Seus processos de gestão são simples e transparentes?

• Tem as pessoas certas no lugar certo para assumir a execução?

• Você tem inspirado outros com sua missão?

Focando o essencial

Champy explicou que para alavancar seus pontos fortes no mercado, é preciso compreender o apelo de sua marca e as origens de sua posição no mercado, estabelecer uma posição diferenciada e nunca enfrentar um concorrente forte cara a cara. Para que as pessoas criem excelência operacional é preciso focar o essencial, focar os resultados, estabelecer um foco estratégico claro, encontrar os recursos necessários para inovar, desenvolver um modelo para realizar mudanças, focar tanto a eficiência como a qualidade e saber administrar a complexidade. “A estratégia da mudança envolve entender onde você está hoje, onde você quer chegar amanhã, e qual o caminho que vai levar você até lá”.

Resposta à competitividade

Para Champy, a resposta à competitividade não está no que os concorrentes estão fazendo, mas sim nas necessidades dos clientes e nos seus valores mais profundos. “Você pode fazer a execução se você for disciplinado. O desafio é entender como o nosso modelo de negócios vai operar no futuro. O seu futuro vai depender dos seus pontos fortes”, destacou. Para encontrar recursos de inovação e gerar mudanças, avalie se está tomando as decisões difíceis que tornam possível a inovação, que estilo gerencial atende melhor as necessidades de sua empresa, quanto as pessoas são responsabilizadas pelo desempenho e se você tem uma abordagem para gerenciar mudanças – processos e comportamentos.

Como atuam as pessoas que promovem a excelência operacional? James Champy destacou que as pessoas que promovem a excelência operacional nas empresas dão atenção ao processo, criam recursos para a inovação, mantêm o foco tanto na eficiência como na qualidade, assumem responsabilidade, alinham recompensas com um propósito e servem como modelo para mudanças.

Criando alto desempenho

“A tecnologia permeia tudo que aumenta o nosso conhecimento em alguns setores”, declarou Champy, explicando que a tecnologia prepara para as mudanças, mostra o valor de princípios norteadores, como envolver as pessoas, os patronos, foca na produtividade individual, possibilita visualizar detalhes, testes, treinamento e prática. “A mobilidade está mudando a natureza do trabalho. O meio está mudando o conteúdo”.

Ele explicou que para fazer uma boa gestão de processos é necessário começar aos poucos e ir construindo em cima de resultados comprovados, buscar resultados rápidos, mas estar preparado para uma adoção longa e demorada, corrigir erros e pontos falhos, mas não perder de vista a meta final, promover a educação e realizar projetos focados em resultados. Champy declarou, contudo, que é fundamental focar as áreas passíveis de falhas e riscos, a complexidade, as áreas de custos elevados, a experiência do cliente, o trabalho de pessoas-chave e principalmente as áreas em que é possível ter sucesso. E as pessoas?

O professor aconselhou inspirar seu pessoal com o sucesso de outros, convocar os jovens e atualizar as habilidades e, às vezes, trocar as pessoas. James Champy terminou o seminário chamando a atenção do público para a forma como atuam pessoas que constroem organizações de alto desempenho:

• Revelam intensa ambição.

• Elevam seu senso de propósito.

• Estabelecem uma estrutura de liderança.

• Compreendem as regras de governança.

• Valorizam pessoas, processos e tecnologias.

• Entendem o valor capacitador da tecnologia.

• Têm sede de mudança.

• Focam a sustentabilidade.
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Fonte: HSM Online - 05/08/2010

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