segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Novo palco para velhos “gurus”

O Twitter e seu limitado espaço de
140 caracteres virou palco
para o que se poderia chamar de “microconselhos”.
Artistas, empresários e mesmo líderes espirituais
 usam a ferramenta como uma tribuna para
dar dicas sobre suas áreas de atuação


“‘Google antes de tuitar’ é o novo ‘pense antes de falar’”, escreveu um usuário do Twitter na semana passada. O @lobocoragem estava chamando a atenção para o potencial comunicativo do microblog. A rede, que conquista cada vez mais usuários, é como um palanque para bobagens e assuntos sérios, a depender do que passa pela cabeça do dono da conta. Há quem use o espaço para dar conselhos e dicas e dividir lições de vida com os seguidores.
Entre os gurus do Twitter, um dos mais emblemáticos é o líder espiritual Dalai Lama. O tibetano criou a página em fevereiro deste ano, depois de uma reunião com um dos fundadores do microblog. Em dois dias, o Dalai Lama já havia conquistado mais de 55 mil seguidores — gente interessada em ler as clássicas mensagens de paz do tibetano. A explicação para o sucesso da conta, porém, vai além da popularidade do líder espiritual.
“A internet hoje é o sistema regular de comunicação. Ela permite uma interação nunca antes vista e, no Twitter, isso é muito forte”, explica o professor Lúcio Teles, da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB). A ferramenta dá a possibilidade de interação entre usuários sem necessidade de enviar um pedido de amizade, por exemplo. Com isso, diz o especialista, os internautas se aproximam de seus ídolos. “Esse é um quadro sem precedentes. A web está dando uma nova dimensão para a comunicação humana”, reforça o professor.
O psicólogo Alessandro Vieira vai ainda mais longe. Para ele, que atua como analista do comportamento, o Twitter assumiu o papel da fala entre os homens. E se tornou popular porque é fácil de ser utilizado. “A mensagem é curta, é rápido fazer um tuíte. Também é simples criar um perfil e conseguir seguidores. A rede é muito bem codificada — sustenido para o assunto e arroba para o nome da pessoa — e isso facilita a navegação”, opina.
O problema é quando o dono da conta mete os pés pelas mãos e acaba transformando o microblog em uma arma contra si mesmo. Um dos casos mais comentados foi protagonizado pela apresentadora Xuxa Meneghel. Em uma incursão de 23 dias, em agosto, a rainha dos baixinhos não se adequou à etiqueta da rede: postava mensagens em caixa alta (que indicam gritos) e ficou ofendida quando seguidores criticaram um erro de português da filha, Sasha, 11 anos. “Quando a pessoa tuíta para si mesma, há uma cacofonia. É preciso lembrar que o Twitter é uma rede social, não uma rede de ego”, ensina o psicólogo Alessandro Vieira.
Outra personalidade que teve dor de cabeça com as possibilidades de interação no microblog foi a cantora Rita Lee. Depois de postar uma série de frases sobre a vida de artista, a cantora foi fundo na sinceridade e reclamou da construção do novo estádio do Corinthians no bairro de Itaquera, em São Paulo. “Algo me diz que o estádio do ‘Curíntia’ será um presente de grego”, escreveu ela, afirmando, mais tarde, que a obra seria alvo de corruptos. A manifestação provocou revolta em moradores de Itaquera e gerou uma matéria no Fantástico, da Rede Globo, programa que, segundo Rita, a “crucificou”. A cantora, incomodada com a repercussão, anunciou a saída do Twitter, mas retornou à conta quatro dias depois.

Recurso inteligente

O sucesso do Twitter entre celebridades das mais diversas categorias se deve ao fato de que o microblog reúne características de outras redes sociais em um só lugar. “O Twitter nasceu em um momento em que essas mídias já estavam maduras e pegou o mais interessante de cada uma delas”, afirma o professor Eduardo Campos Pellanda, da Faculdade de Comunicação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS). “Muitos famosos já falavam através de blogs, a grande diferença é que, com essa ferramenta, o usuário não precisa ir a cada site que costuma ler: as coisas vão chegando”, observa.
Eduardo acredita, porém, que esse potencial não provocará a extinção das outras redes sociais. O Twitter é como se fosse uma cola que faz referência a conteúdos maiores. O escritor Paulo Coelho é um dos “pensadores” da web que utiliza bastante esse recurso, inclusive, para promover seus livros. Na página do mago, é possível encontrar tuítes tirados de seu último lançamento, O Aleph, que chegou ao Brasil no mês passado.
Toda forma de interação, no entanto, precisa ser calculada, ainda mais quando o dono da conta é uma pessoa pública. “As celebridades, muitas vezes, não se dão conta de que não estão falando com amigos. Quem não está preparado para entender o potencial do Twitter precisa contratar alguém que esteja”, afirma o professor da PUC. Especialista em marketing digital, Luiz Augusto Barros lembra que muitos famosos têm uma equipe inteira dedicada a cuidar da vida virtual de seu cliente. “Eles criam uma espécie de avatar, um personagem que procura sempre falar coisas interessantes a seu público”, diz Barros, diretor de operações da agência Media Factory.

Negócios

Quem soube aproveitar as possibilidades do microblog para fortalecer sua imagem foi o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. Na campanha de 2008, o então candidato investiu cerca de US$ 47 milhões para conquistar usuários da internet. A estratégia é utilizada por Obama até hoje e inspirou políticos brasileiros — na atual campanha, o Twitter virou instrumento poderoso para sedução de eleitores.
Grandes empresários também engordam a lista dos que usam o microblog como tribuna. O bilionário Eike Batista, por exemplo, posta frequentemente comentários corporativos em sua página na rede. O investimento virtual é tão grande que Eike até selecionou 28 tuiteiros para conhecê-lo pessoalmente em um encontro em agosto. “O Twitter virou uma ferramenta de mercado. Você pode acompanhar pessoas importantes e saber qual é a tendência do pensamento delas”, destaca o professor da UnB Lúcio Teles. “Tudo é uma questão de saber quem você vai seguir.”

Do etéreo ao mundano

Paulo de Araújo/CB/D.A Press - 12/12/09

Quando encontrar cara a cara com um/a artista, não pergunte se ele é ele mesmo, é constrangedor”
“Artistas adoram paparazzi! Fazem caras feias, processam, dão porrada, mas adoram”

Rita Lee


Se todo mundo te ama, algo está errado. Encontre pelo menos um inimigo para se manter alerta”
“Às vezes é justamente o que você NÃO diz que termina contando (O Aleph)”
Paulo Coelho

Cultivar o contentamento é crucial para manter a coexistência pacífica”
“Através da bondade, do carinho, da honestidade, da verdade e da justiça para todos os outros, nós asseguramos nosso próprio benefício — isso é uma questão de bom senso”
Dalai Lama
Tasso Marcelo/AE - 8/4/08
Venda o seu negócio e faça algo novo, inovador, uma franquia de sucesso! Não se apegue ao passado, stop loss!”
“Sim, gaste sua energia fazendo esportes! Baixa dramaticamente a ansiedade, nem que seja (com) uma caminhada!!”
Eike Batista


 
Educação é mais do que entrar na faculdade ou conseguir um bom emprego. Trata-se de dar a cada um de nós a oportunidade de cumprir a nossa promessa”
“Essa nação sempre foi orgulhosa do que ela constrói, e esse é o espírito que levará adiante a nossa recuperação. Não perca a fé na indústria americana”
Barack Obama
 
___________________________
Reportagem por Carolina Vicentin
Fonte: Correio Braziliense online, 20/09/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário